ENTRE O BULLYING E OUTRAS VIOLÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS DE CRIANÇAS IMIGRANTES E REFUGIADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUQUE DE CAXIAS (RJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.67833

Resumo

Este artigo explora os principais desafios enfrentados por um pequeno grupo de crianças da Angola e da República Dominicana do Congo em duas escolas de ensino fundamental em um bairro de Duque de Caxias, município parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O artigo baseia-se em um estudo qualitativo multimetodológico com crianças e membros da comunidade. O material empírico mostra que a maior parte das crianças que participaram deste estudo sofrem diferentes tipos de assédio entre pares na escola. Além disso, as crianças experienciam uma tripla forma de discriminação na escola, primeiramente, por serem negras; em segundo lugar por serem estrangeiras; e em terceiro lugar por serem africanas.

PALAVRAS-CHAVE: Pesquisa com Crianças. Educação Formal. Crianças Imigrantes e Refugiadas. Educação para Refugiados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Caldeira Langfeldt, Norwegian University of Science and Technology (NTNU)

Master’s degree in childhood studies from the Norwegian University of Science and Technology (NTNU) and a bachelor’s degree in Pedagogy from the Federal University of Paraná (UFPR). Researcher at the Worldviews research group at the Norwegian University of Science and Technology and pedagogue at the Norwegian foundation Kirkens Bymisjon Trondheim.

Marit Ursin, Norwegian University of Science and Technology (NTNU), Trondheim, Norway, marit.ursin@ntnu.no

Associate professor in interdisciplinary Childhood Studies at Norwegian University of Science and Technology. She has executed a longitudinal study with young people on the verge of adulthood on the street in urban Brazil as part of her MA in anthropology and PhD in sociology. She has also worked with children in institutional settings in Mexico, studied the impact of the drug trade in youth’s everyday lives in Brazil, and explored children’s political rights in Norway. 

Downloads

Publicado

31-08-2021

Como Citar

Langfeldt, C. C. ., & Ursin, M. . (2021). ENTRE O BULLYING E OUTRAS VIOLÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS DE CRIANÇAS IMIGRANTES E REFUGIADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUQUE DE CAXIAS (RJ). Revista Inter Ação, 46(2), 624–644. https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.67833