ESCOLARIZAÇÃO ÉTNICA ITALIANA E CULTURA ESCOLAR EM SÃO PAULO: AS INICIATIVAS DE GAETANO NESI E GEMMA MANETTI PELA INFÂNCIA ESCOLAR ITALIANA ENTRE O FINAL DO SÉCULO XIX E O INÍCIO DO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.67954Resumo
O texto recorre a fontes inéditas para apresentar a proposta de uma investigação da rede das escolas elementares italianas promovida no estado de São Paulo e da circulação dos saberes escolares pela infância italiana. O objetivo não é somente iniciar a reconstrução de um mapa das escolas italianas no contexto paulista e paulistano, mas, também, de esclarecer a sua natureza (associativa, privada, subsidiada, religiosa, etc.), as características (articulação e composição das turmas mistas por idade ou por sexo, número de inscritos e efetivos, taxas de inscrição e formas de subsistência), a organização e os conteúdos educativos e pedagógicos (escola diurna e noturna, articulação em graus, ensino mnemônico ou ensino intuitivo, conteúdos curriculares incluindo história e geografia ou catequese) e as características, formação e condição dos professores. Nessa perspectiva, o texto pretende aprofundar o papel exercido pelo casal Gaetano Nesi e Gemma Manetti Nesi, promotores da instituição escolar Ai Nostri Monti e de iniciativa editorial para educar os filhos dos italianos e agilizar a aprendizagem da escrita e da leitura.
PALAVRAS-CHAVE: Escolarização Étnica Italiana. E/imigração Italiana em São Paulo. Cultura Escolar. Livros Escolares.
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