DIÁLOGOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO HUMANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.65136

Resumo

A educação é o processo de transmissão da cultura elaborada pela humanidade. Assim, a escola passa a ser um importante espaço para a formação humana dos sujeitos. Por isso, temos como objetivo compreender como a escola, ao discutir gênero e sexualidade, contribui para a formação humana dos educandos e educandas, pois o gênero e a sexualidade são construções históricas, sociais e culturais que constituem a identidade de cada sujeito. A metodologia segue a abordagem qualitativa, desenvolvida em um estudo bibliográfico. Os resultados indicam que ao promover diálogos sobre as temáticas, a escola cumpre seu papel social no combate às desigualdades, valorização das culturas e dos sujeitos.

PALAVRAS- CHAVE: Educação. Gênero. Sexualidade. Formação Humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Fernando de Araújo, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, joaofernandojbt@hotmail.com

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Londrina- UEL.

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, adrianatecnologia@yahoo.com.br

Possui graduação em Pedagogia e Especialização em Sociologia da Educação pela Universidade Estadual de Londrina (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (Bolsista PNPD/CAPES). É professora dos Cursos de Pedagogia, do Curso de Especialização em Docência na Educação Superior e do Programa de Pós- graduarão em educação da Universidade Estadual de Londrina.

Adrielen Amâncio da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, adrielen.amancio@gmail.com

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, com Bolsa da Capes. Formada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Ji-Paraná.

Marta Silene Ferreira Barros, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, mbarros_22@hotmail.com

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB (1991); Bacharela em Psicologia pela Faculdade Ingá - UNINGÁ (2008); Especialista pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1995). Mestrado em Educação (Filosofia da Educação) pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (1998). Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2004). Doutorado Sanduíche em Sociologie de L’éducation pela Université Charles-de-Gaulle em Lille - França (2002-2003). Pós-Doutorado em Educação pela UNESP de Marília - SP (2016).

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

ARAÚJO, J. F. de; SANTOS, A. R. de J. .; SILVA, A. A. da .; BARROS, M. S. F. DIÁLOGOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO HUMANA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 2, p. 778–792, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i2.65136. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65136. Acesso em: 13 set. 2024.