AS DIMENSÕES DA DOCÊNCIA NO ENSINO ÀS CRIANÇAS IMIGRANTES E REFUGIADAS: ESTUDO DE CASO COM PROFESSORAS EM GOIÂNIA
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.67964Résumé
O presente artigo, pautado no materialismo histórico-dialético, é um estudo de caso realizado em Goiânia-Goiás. O objetivo é analisar as dimensões da docência que três professoras pedagogas desenvolveram com crianças da Bolívia, Cuba e Venezuela. Os dados foram levantados a partir de entrevistas semiestruturadas, e o texto está organizado em três partes. Na primeira, é apresentada a teoria das dimensões da docência; na segunda, é delineada a metodologia adotada; e, na terceira parte, é feita a análise das dimensões mobilizadas pelas professoras com as crianças. A pesquisa demonstrou que as professoras desenvolveram algumas dimensões semelhantes às realidades em que não há crianças estrangeiras em sala de aula. Entretanto, houve novas formas de mobilizar as dimensões crítico-contextual e tecnológica devido à especificidade do trabalho.
PALAVRAS-CHAVE: Dimensões da Docência. Imigração. Crianças Refugiadas.
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