INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO E A POLÍTICA EDUCACIONAL PARA REFUGIADOS: ANÁLISE DO PROGRAMA EMERGENCIAL DE SOLIDARIEDADE ACADÊMICA – PESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78448

Palavras-chave:

Internacionalização; Pós-Graduação; Política Educacional; Refugiados.

Resumo

O propósito deste trabalho é compreender os desafios da inserção de refugiados como docentes em Instituições de Ensino Superior no Brasil, a partir dos conceitos de classificação, campo e habitus, de Pierre Bourdieu. Realizou-se análise documental do Programa Emergencial de Solidariedade Acadêmica, que fomenta a entrada de docentes e pesquisadores refugiados na pós-graduação. Ao utilizar-se de critérios que classificam uma pessoa como refugiada, o programa possibilita a esse grupo o acesso às instituições. Assim, a classificação altera o funcionamento do campo inserindo atores diferentes de outros candidatos em condições estáveis. No entanto, somente o ato de classificação não é suficiente. É preciso observar possíveis obstáculos, como: a ausência de conhecimento sobre o tema do refúgio e o habitus dos agentes que executam o programa localmente.

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Biografia do Autor

Rômulo Sousa de Azevedo, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, romulo.sousadm@gmail.com

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás – UFG e membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello/UFG.

João Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, joao_ferreira_oliveira@ufg.br

Doutor em Educação pela USP (2000), com estágio pós-doutoral pela USP (2010 e 2016) e pela Universidade de Lisboa (2024). Professor Titular da UFG. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B. Líder do Grupo de Pesquisa Estado, Política e História da Educação no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil/CNPq.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

AZEVEDO, R. S. de; OLIVEIRA, J. F. de. INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO E A POLÍTICA EDUCACIONAL PARA REFUGIADOS: ANÁLISE DO PROGRAMA EMERGENCIAL DE SOLIDARIEDADE ACADÊMICA – PESA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1000–1015, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.78448. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78448. Acesso em: 26 set. 2024.