INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO E A POLÍTICA EDUCACIONAL PARA REFUGIADOS: ANÁLISE DO PROGRAMA EMERGENCIAL DE SOLIDARIEDADE ACADÊMICA – PESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78448

Palavras-chave:

Internacionalização; Pós-Graduação; Política Educacional; Refugiados.

Resumo

O propósito deste trabalho é compreender os desafios da inserção de refugiados como docentes em Instituições de Ensino Superior no Brasil, a partir dos conceitos de classificação, campo e habitus, de Pierre Bourdieu. Realizou-se análise documental do Programa Emergencial de Solidariedade Acadêmica, que fomenta a entrada de docentes e pesquisadores refugiados na pós-graduação. Ao utilizar-se de critérios que classificam uma pessoa como refugiada, o programa possibilita a esse grupo o acesso às instituições. Assim, a classificação altera o funcionamento do campo inserindo atores diferentes de outros candidatos em condições estáveis. No entanto, somente o ato de classificação não é suficiente. É preciso observar possíveis obstáculos, como: a ausência de conhecimento sobre o tema do refúgio e o habitus dos agentes que executam o programa localmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rômulo Sousa de Azevedo, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, romulo.sousadm@gmail.com

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás – UFG e membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello/UFG.

João Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, joao_ferreira_oliveira@ufg.br

Doutor em Educação pela USP (2000), com estágio pós-doutoral pela USP (2010 e 2016) e pela Universidade de Lisboa (2024). Professor Titular da UFG. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B. Líder do Grupo de Pesquisa Estado, Política e História da Educação no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil/CNPq.

Referências

ACNUR. Relatório Anual - Cátedra Sérgio Vieira de Mello. 2020. Disponível em:

https://bit.ly/3nD1Atp. Acesso em: 8 out. 2023.

.

ARENDT, H. A condição humana. Tradução Ricardo Santos. Covilhã: Universidade da Beira, 2013.

AZEVEDO, Rômulo Sousa de. Dimensões da Docência de Professoras de Crianças Imigrantes e Refugiadas. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, Catalão,

AZEVEDO, R. S.; AMARAL, C. T. As dimensões da docência no ensino às crianças imigrantes e refugiadas: estudo de caso com professoras em Goiânia. Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 2, p. 762-777, maio/ago. 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/67964/37113. Acesso em: 2 nov. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.474, de 1997. Define mecanismos para a implementação do Estatuto dos Refugiados de 1951, e determina outras providências, 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9474.htm. Acesso em: 16 nov. 2023.

BRASIL. Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação Emergencial – Solidariedade Acadêmica Edital nº 30/2022. CAPES. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/23062022_EDITAL30PDPGSolidariedadeAcadmica.pdf. Acesso em: 16 nov. 2023.

BOURDIEU, P. A causa da ciência: Como a história social das ciências sociais pode servir ao progresso das ciências. Política & Sociedade, v. 1, n. 1, p. 143–161, 1 jan. 2002.

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência. Por uma sociologia clínica do campo

científico. São Paulo: Editora Unesp, 2004.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BOUDIEU, P. Sociologia Geral. Vol.1: Lutas de classificação. Curso no Collège de France (1981-1982). Petrópolis: Editora Vozes, 2020.

BURKE, P. Perdas e ganhos: exilados e expatriados na história do conhecimento na Europa e nas Américas. São Paulo: Editora UNESP, 2017.

CARNEIRO, M. L. T. Entre-mundos: a travessia dos refugiados do nazifascismo. Brasil, 1933-1945. Cadernos de Literatura Comparada, n. 45, p. 143-159, 2021. Disponível em: https://www.ilc-cadernos.com/index.php/cadernos/article/view/787/806. Acesso em: 20 nov. 2023.

CAVALCANTI, L.; OLIVEIRA, T.; FURTADO, A; DICK, P; QUINTINO, F; SILVA, S. Acompanhamento de fluxo e empregabilidade dos imigrantes no Brasil: Relatório Mensal do OBMigra Ano 4, Número 3, março de 2023/ Observatório das Migrações Internacionais; Brasília, DF: OBMigra, 2023. Disponível em: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/pt/dados/relatorios-mensais. Acesso em: 22 nov. 2023.

ECKL, M. O exílio no Brasil ou "A Europa no meio do mato": desencontros entre Stefan Zweig e Ulrich Becher. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 53, p. 127-148, 2011. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34688/37426. Acesso em: 20 nov. 2023.

FESTI, R. As origens da sociologia do trabalho – percursos cruzados entre Brasil e França. São Paulo: Boitempo, 2023.

GINGRAS, Y. Les formes spécifiques de l’internationalité du champ scientifique. Actes de la recherche en sciences sociales, v. 141, n. 2, p. 31-45, 2002. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-actes-de-la-recherche-en-sciences-sociales-2002-1-page-31.htm. Acesso em: 10 set. 2023.

JUNGER DA SILVA, G.; CAVALCANTI, L.; LEMOS SILVA, S.; TONHATI, T; LIMA COSTA, L. F. Refúgio em Números 2023. Observatório das Migrações Internacionais; Ministério da Justiça e Segurança Pública/ Departamento das Migrações. Brasília, DF: OBMigra, 2023. Disponível em: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/images/Obmigra_2020/OBMIGRA_2023/Ref%C3%BAgio_em_N%C3%BAmeros/Ref_em_n%C3%BAmeros_-_Resumo_Executivo_.pdf. Acesso em: 19 set. 2023.

MATON, K. Habitus. In: GRENFELL, M. (Org.). Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais. Petrópolis: Vozes, 2022, p. 73-94.

OIM. ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL PARA AS MIGRAÇÕES. Glossário sobre Migração. Genebra: OIM, 2009. Disponível em: https://publications.iom.int/system/files/pdf/iml22.pdf. Acesso em: 16 nov. 2023.

ORTIZ, R. A procura de uma sociologia da prática. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983, p. 7-36.

ROBIINS, D. Teoria da prática. In: GRENFELL, M. (Org.). Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais. Petrópolis: Vozes, 2022, p. 46-63.

ROCHA, S. R. P.; AZEVEDO, R. S.; MENDES, G. M. L. Educação Superior para Refugiados - uma análise dos procedimentos de ingresso nas universidades brasileiras vinculadas à Cátedra Sérgio Vieira de Mello. Revista Iberoamericana de Educación, v. 88, n. 1, p. 147-162, 2022. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/4828/4313. Acesso em: 20 dez. 2023.

SAPIRO, G. Entre o nacional e o internacional: o surgimento histórico da sociologia como campo. Sociedade e Estado, v. 33, p. 349-372, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/gVgsn4mTWsyRGxKW7bNVgwG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 9 set. 2023.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Como Citar

AZEVEDO, R. S. de; OLIVEIRA, J. F. de. INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO E A POLÍTICA EDUCACIONAL PARA REFUGIADOS: ANÁLISE DO PROGRAMA EMERGENCIAL DE SOLIDARIEDADE ACADÊMICA – PESA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1000–1015, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.78448. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78448. Acesso em: 18 nov. 2024.