A POLÍTICA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, A PÓS-GRADUAÇÃO E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.26107Palavras-chave:
Ciência e tecnologia, Produção do Conhecimento, Pós-graduaçãoResumo
O presente estudo analisa a produção do conhecimento no Brasil, destacando as políticas, programas e ações que vem sendo implantados pelo governo federal, sobretudo desde os anos 1990. Nessa direção, examinam-se as políticas de pós-graduação e de ciência, tecnologia e inovação, tendo em vista seu impacto na produção do conhecimento. O estudo mostra que há uma preocupação e uma agenda cada vez mais globalizada voltada para a produção do conhecimento, o que se faz manifesto no Brasil por meio das políticas implementadas da área, com acentuado destaque para a inovação e para o conhecimento aplicado em processos e produtos nas diferentes cadeias produtivas, especialmente do setor industrial. As mudanças em curso trazem implicações para a autonomia, para a natureza e para as finalidades sociais da universidade, bem como para o trabalho acadêmico em geral.Downloads
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