A POLÍTICA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, A PÓS-GRADUAÇÃO E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL

Autores

  • João Ferreira de Oliveira Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.26107

Palavras-chave:

Ciência e tecnologia, Produção do Conhecimento, Pós-graduação

Resumo

O presente estudo analisa a produção do conhecimento no Brasil, destacando as políticas, programas e ações que vem sendo implantados pelo governo federal, sobretudo desde os anos 1990. Nessa direção, examinam-se as políticas de pós-graduação e de ciência, tecnologia e inovação, tendo em vista seu impacto na produção do conhecimento. O estudo mostra que há uma preocupação e uma agenda cada vez mais globalizada voltada para a produção do conhecimento, o que se faz manifesto no Brasil por meio das políticas implementadas da área, com acentuado destaque para a inovação e para o conhecimento aplicado em processos e produtos nas diferentes cadeias produtivas, especialmente do setor industrial. As mudanças em curso trazem implicações para a autonomia, para a natureza e para as finalidades sociais da universidade, bem como para o trabalho acadêmico em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e professor na Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisador CNPq.

Downloads

Publicado

2013-08-21

Como Citar

OLIVEIRA, J. F. de. A POLÍTICA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, A PÓS-GRADUAÇÃO E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 2, p. 323–338, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i2.26107. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26107. Acesso em: 27 abr. 2024.