A POLÍTICA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, A PÓS-GRADUAÇÃO E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL

Authors

  • João Ferreira de Oliveira Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.26107

Keywords:

Ciência e tecnologia, Produção do Conhecimento, Pós-graduação

Abstract

O presente estudo analisa a produção do conhecimento no Brasil, destacando as políticas, programas e ações que vem sendo implantados pelo governo federal, sobretudo desde os anos 1990. Nessa direção, examinam-se as políticas de pós-graduação e de ciência, tecnologia e inovação, tendo em vista seu impacto na produção do conhecimento. O estudo mostra que há uma preocupação e uma agenda cada vez mais globalizada voltada para a produção do conhecimento, o que se faz manifesto no Brasil por meio das políticas implementadas da área, com acentuado destaque para a inovação e para o conhecimento aplicado em processos e produtos nas diferentes cadeias produtivas, especialmente do setor industrial. As mudanças em curso trazem implicações para a autonomia, para a natureza e para as finalidades sociais da universidade, bem como para o trabalho acadêmico em geral.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

João Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e professor na Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisador CNPq.

Published

2013-08-21

How to Cite

OLIVEIRA, J. F. de. A POLÍTICA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, A PÓS-GRADUAÇÃO E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 2, p. 323–338, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i2.26107. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26107. Acesso em: 17 jul. 2024.

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.