A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO NA AMÉRICA LATINA: A TRAJETÓRIA CUBANA COMO EXEMPLO SINGULAR

Autores

  • Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil, mcsgfernandes@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-8415-9400
  • José Carlos Rothen Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil, josecarlos@rothen.pro.br https://orcid.org/0000-0002-5360-1913
  • Ivan Dos Santos Oliveira Instituto Federal do Piauí (IFPI), Teresina, Piauí, Brasil, ivanoliveira@ifpi.edu.br https://orcid.org/0000-0002-2202-9926
  • Thiago de Jesus Esteves Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil / Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil, thiagoesteves@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0001-6093-8517

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79822

Palavras-chave:

Sociedade do Conhecimento;, Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável;, Sociedade do Conhecimento em Cuba;, Economia do Conhecimento

Resumo

Este artigo explora a concepção cubana de sociedade do conhecimento no contexto do desenvolvimento socioeconômico sustentável, contrastando-a com as discussões latino-americanas sobre a temática. Através de uma revisão bibliográfica, o trabalho analisa a noção de conhecimento na língua inglesa e espanhola, as perspectivas sobre a sociedade do conhecimento para o desenvolvimento humano ou do capital, e a visão cubana com suas características socialistas. Conclui-se que Cuba, imbuída de sua história revolucionária e ideologia marxista-leninista, busca construir uma sociedade do conhecimento que se alinhe com o bem-estar social e econômico da população, priorizando a formação integral do cidadão socialista, a pesquisa aplicada e o planejamento centralizado.

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Biografia do Autor

Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil, mcsgfernandes@gmail.com

Pós-Doutorado na Universidade Federal de Goiás, doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Araraquara Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

José Carlos Rothen, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil, josecarlos@rothen.pro.br

Pós-doutorado na Université de Strasbourg, doutorado em educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bolsista produtividade CNPq.

Ivan Dos Santos Oliveira, Instituto Federal do Piauí (IFPI), Teresina, Piauí, Brasil, ivanoliveira@ifpi.edu.br

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professor do Instituto Federal do Piauí.

Thiago de Jesus Esteves, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil / Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil, thiagoesteves@yahoo.com.br

Pós-doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos; Doutorado em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Professor Titular do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), Professor do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede (ProfSocio/UFJF).

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

FERNANDES, M. C. da S. G.; ROTHEN, J. C.; OLIVEIRA, I. D. S.; ESTEVES, T. de J. A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO NA AMÉRICA LATINA: A TRAJETÓRIA CUBANA COMO EXEMPLO SINGULAR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 985–999, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.79822. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79822. Acesso em: 24 dez. 2024.

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