A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO NA AMÉRICA LATINA: A TRAJETÓRIA CUBANA COMO EXEMPLO SINGULAR
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79822Mots-clés :
Sociedade do Conhecimento;, Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável;, Sociedade do Conhecimento em Cuba;, Economia do ConhecimentoRésumé
Este artigo explora a concepção cubana de sociedade do conhecimento no contexto do desenvolvimento socioeconômico sustentável, contrastando-a com as discussões latino-americanas sobre a temática. Através de uma revisão bibliográfica, o trabalho analisa a noção de conhecimento na língua inglesa e espanhola, as perspectivas sobre a sociedade do conhecimento para o desenvolvimento humano ou do capital, e a visão cubana com suas características socialistas. Conclui-se que Cuba, imbuída de sua história revolucionária e ideologia marxista-leninista, busca construir uma sociedade do conhecimento que se alinhe com o bem-estar social e econômico da população, priorizando a formação integral do cidadão socialista, a pesquisa aplicada e o planejamento centralizado.
Téléchargements
Références
BERNHEIM, Carlos Tünnermann; CHAUÍ, Marilena De Souza. Desafios da universidade na sociedade do conhecimento: cinco anos depois da conferência mundial sobre educação superior. Brasilia: Unesco, 2008.
BEZES, Philippe. Réinventer l’État. : Les réformes de l’administration française (1962-2008). Paris: Presses Universitaires de France, 2009.
BRUMNER, José Joaqguim. Peligro y promesa: la educación superior en América Latina. In: LÓPEZ SEGRERA, F.; MALDONADO, A. (Coords.). Educación Superior Latinoamericana y Organismos Internacionales: Un Análisis Crítico. Cali: Unesco, 2000.
DÍAZ-CANEL BERMÚDEZ, Miguel; ALARCON ORTIZ, Rodolfo; SABORIDO LOIDI, José Ramón. Potencial humano, innovación y desarrollo en la planificación estratégica de la educación superior cubana 2012-2020. Revista Cubana de Educación Superior, Habana , v. 39, n. 1, p. 1–28, 2020. Disponível em: https://orcid.org/0000-0001-6463-2507JoséRamónSaboridoLoidi3https://orcid.org/0000-0003-1653-6494. Acesso em: 19 jun. 2024.
DÍAZ-CANEL BERMÚDEZ, Miguel Mario; DELGADO FERNÁNDEZ, Mercedes. Gestión del gobierno orientado a la innovación: Contexto y caracterización del Modelo. Revista Universidad y Sociedad, Cienfuegos, v. 13, n. 1, p. 15–25, 2021. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2218-36202021000100006. Acesso em: 18 jun. 2024.
ESCANDELL-SOSA, Vicente E. La Batalla de ideas: fundamento estratégico para el desarrollo de una economía del conocimiento en Cuba. Ciencia en su PC, Santiago de Cuba, n. 4, p. 23–40, 2007.
FERNÁNDES LAMARRA, Norberto. Universidad, sociedade y conocimiento: reflexiones para el debate. Avaliação, Campinas/Sorocaba, v. 19, n. 3, p. 663–687, 2014.
FERNÁNDEZ FONT, Mario. Innovación tecnológica y competitividad: un intento de divulgación de conceptos, enfoques y métodos. México: Fundación Friedrich Ebert, 1997.
MOTA, Teresa Lenice Nogueira da Gama. Interação universidade-empresa na sociedade do conhecimento: reflexões e realidade. Ciência da Informação, Brasilia, v. 28, n. 1, p. 79–86, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/J5dnNntKn3xYCgTrmckw3ZQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 jun. 2024.
MUNÕZ, Emilio. Espacios de conocimientos y su gestión: procesos de Gobernanza. Revista CTS, Buenos Aires, v. 3, n. 8, p. 159–172, 2007.
OGÉCIME, Mardochée. (Re)pensando a sociedade da informação e do conhecimento na periferia: um estudo de caso do Haiti. 2021. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Universidade Federal de Minas Gerais, [s. l.], 2021.
PARTIDO COMUNISTA DE CUBA. I Congreso del PCC: Tesis y Resoluciones Sobre Política Científica Nacional. Havana: Centro de Información para la Prensa, 1975a. Disponível em: http://congresopcc.cip.cu/congresos/i-congreso-pcc/#sdfootnote1sym. Acesso em: 25 abr. 2023.
PARTIDO COMUNISTA DE CUBA. I Congreso del PCC: Tesis y Resoluciones Sobre Política Educacional. Havana: Centro de Información para la Prensa, 1975b. Disponível em: http://congresopcc.cip.cu/congresos/i-congreso-pcc/#sdfootnote1sym. Acesso em: 23 abr. 2023.
QUINTANILLA, Miguel Ángel. La investigación en la sociedad del conocimiento. Revista CTS, [s. l.], v. 3, n. 8, p. 183–194, 2007.
ROTHEN, José Carlos; FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan; ESTEVES, Thiago de Jesus. Política de Avaliação Educacional em Cuba. 2022. 1–20 f. Projeto de pesquisa - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022.
SERNA, Aura González; GOMES, Edvânia Torres Aguiar; SILVA, Dweison Nunes Souza. Puntuando algunos de los desafíos de las universidades latinoamericanas en el futuro presente. Avaliação, Campinas/Sorocaba, v. 23, n. 3, p. 648–664, 2018.
UNESCO. Estudio sobre los antecedentes, situación actual y perspectivas de la evaluación y la acreditación en la República de Cuba. Havana: Cuba. IESALC/ Ministerio de Educación Superior, 2003. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000140475. Acesso em: 18 jun. 2024.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, José Carlos Rothen, Ivan Dos Santos Oliveira, Thiago de Jesus Esteves 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.