AS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ENTRE A EDUCAÇÃO, ECONOMIA E MEIO AMBIENTE

Autores

  • Patrícia Guimarães Pereira Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, Pará, Brasil, guimaraespp02@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-2489-3398
  • Helionora da Silva Alves Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, Pará, Brasil, helionora.alves@ufopa.edu.br https://orcid.org/0000-0003-2118-5502
  • Alanna do Socorro Lima da Silva Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, Pará, Brasil, alanna.silva@ufopa.edu.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71438

Resumo

Este artigo fundamenta teoricamente as variáveis que envolvem o ensino e atuação das Ciências Agrárias, isto é, as questões de ordem ambiental, social, cultural e econômica. Na educação Superior, unir esses segmentos é um desafio pela necessidade de promover o ensino que equilibre as práticas produtivas agrícolas (tradicionais e sustentáveis). Assim, este estudo objetiva refletir sobre a movimentação das Ciências Agrárias diante de frentes que impactam positivamente ou não o desenvolvimento socioambiental. Em caráter de revisão narrativa da literatura, os estudos científicos foram encontrados nas bases Bielefeld Academic Search Engine (BASE), Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertação (BDTD), Banco de Dados Bibliográficos/USP (Dedalus), SciELO e Google Acadêmico. A partir da análise, reforça-se que a atuação do profissional agrário deve ir além dos atributos técnicos, considerando que a forma de produção agrícola adotada incide nos setores sociais.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Agrária. Ensino Superior. Socioambiental. Desenvolvimento Econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Guimarães Pereira, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, Pará, Brasil, guimaraespp02@gmail.com

Mestrado (2021) em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, na área interdisciplinar, pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Possui Especialização (2017) em Metodologia em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Internacional (Uninter) e Graduação (2015) em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pela UFOPA.

Helionora da Silva Alves, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, Pará, Brasil, helionora.alves@ufopa.edu.br

Possui graduação em Agronomia (2001), mestrado(2004) e doutorado (2010) em Agricultura Tropical, pela (UFMT) e Pós-doutorado em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Professora Associado I na UFOPA, Campus Santarém, onde atua como docente nos cursos de Bacharelado em Agronomia, Engenharia Florestal, Ciências Agrárias, Zootecnia e Biotecnologia. Professora permanente do Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA).

Alanna do Socorro Lima da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, Pará, Brasil, alanna.silva@ufopa.edu.br

Doutorado e Mestrado Medicina Veterinária, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Graduação em Medicina Veterinária (2006) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal do Oeste do Pará, fazendo parte do Instituto de Biodiversidade e Florestas. Docente do programa de Pós-graduação mestrado acadêmico em Sociedade, Ambiente e Qualidade de vida (PPGSAQ/UFOPA).

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

PEREIRA, P. G. .; ALVES, H. da S. .; SILVA, A. do S. L. da. AS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ENTRE A EDUCAÇÃO, ECONOMIA E MEIO AMBIENTE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 1, p. 155–170, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i1.71438. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71438. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos