AS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: ENTRE A EDUCAÇÃO, ECONOMIA E MEIO AMBIENTE
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71438Résumé
Este artigo fundamenta teoricamente as variáveis que envolvem o ensino e atuação das Ciências Agrárias, isto é, as questões de ordem ambiental, social, cultural e econômica. Na educação Superior, unir esses segmentos é um desafio pela necessidade de promover o ensino que equilibre as práticas produtivas agrícolas (tradicionais e sustentáveis). Assim, este estudo objetiva refletir sobre a movimentação das Ciências Agrárias diante de frentes que impactam positivamente ou não o desenvolvimento socioambiental. Em caráter de revisão narrativa da literatura, os estudos científicos foram encontrados nas bases Bielefeld Academic Search Engine (BASE), Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertação (BDTD), Banco de Dados Bibliográficos/USP (Dedalus), SciELO e Google Acadêmico. A partir da análise, reforça-se que a atuação do profissional agrário deve ir além dos atributos técnicos, considerando que a forma de produção agrícola adotada incide nos setores sociais.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Agrária. Ensino Superior. Socioambiental. Desenvolvimento Econômico.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.