A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: UMA VISÃO HISTÓRICA DOS EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS DAS DETERMINAÇÕES MATERIAIS NA PERIFERIA DO SISTEMA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.61325Resumo
O presente artigo pretende responder as seguintes perguntas: como a reestruturação produtiva e a ofensiva neoliberal de fins do século XX prejudicam a capacidade de financiamento da educação por parte dos Estados nacionais, em especial na América Latina? E quais os efeitos sociais derivados deste movimento? Nos valemos de uma análise histórica que articule universal, particular e singular, estrutura e superestrutura, em busca de compreender os problemas quanto à capacidade do financiamento da educação na América Latina, em especial no Brasil. Pensamos que a Emenda Constitucional (EC) 95 é a consequência da incapacidade do Estado, frente à pressão da dívida pública e à austeridade fiscal, ou seja, efeitos da ideologia neoliberal, a qual direciona o fundo público para a esfera financeira e privada.
PALAVRAS-CHAVE: Marxismo. Educação. Estado. História.
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