TRANSIÇÃO E ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE DOCUMENTOS OFICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.65145Resumo
Este artigo tem como objetivo examinar algumas orientações legais e teórico-metodológicas, veiculadas por documentos oficiais elaborados pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Nacional de Educação, acerca da transição e articulação entre a educação infantil e o ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com base na Teoria Histórico-Cultural, marco teórico desta pesquisa. Inicialmente, discutimos a relação entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento. Em seguida, revisitamos as finalidades da educação infantil e do ensino fundamental defendidas por documentos oficiais e examinamos os conceitos de aprendizagem e desenvolvimento neles presentes. A partir dessa análise, discutimos a transição e a articulação entre as duas etapas de escolarização em questão, apontando a necessidade de reorganização do ensino.
PALAVRAS-CHAVE: Transição. Articulação. Educação Infantil. Ensino Fundamental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.