TRANSIÇÃO E ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE DOCUMENTOS OFICIAIS

Autores

  • Mayra Maria de Oliveira Santos Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, mayra-pesquisa@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-0785-8806
  • Maria Angélica Olivo Francisco Lucas Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, mangelicaofl@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-1568-9341

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.65145

Resumo

Este artigo tem como objetivo examinar algumas orientações legais e teórico-metodológicas, veiculadas por documentos oficiais elaborados pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Nacional de Educação, acerca da transição e articulação entre a educação infantil e o ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com base na Teoria Histórico-Cultural, marco teórico desta pesquisa. Inicialmente, discutimos a relação entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento. Em seguida, revisitamos as finalidades da educação infantil e do ensino fundamental defendidas por documentos oficiais e examinamos os conceitos de aprendizagem e desenvolvimento neles presentes. A partir dessa análise, discutimos a transição e a articulação entre as duas etapas de escolarização em questão, apontando a necessidade de reorganização do ensino.

PALAVRAS-CHAVE: Transição. Articulação. Educação Infantil. Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Mayra Maria de Oliveira Santos, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, mayra-pesquisa@hotmail.com

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Apucarana (2017), especialização em Educação Especial pelo Instituto Rhema de Educação e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2020). É professora concursada do Ensino Fundamental I no Município de Apucarana-PR.

Maria Angélica Olivo Francisco Lucas, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, mangelicaofl@gmail.com

É graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1987), mestre em Educação também pela Universidade Estadual de Maringá (1999) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Realizou estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) no período 2016 a 2017. É professora associada da Universidade Estadual de Maringá onde trabalha desde 1998 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) desta instituição.

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Publicado

2021-12-24

Como Citar

SANTOS, M. M. de O.; LUCAS, M. A. O. F. TRANSIÇÃO E ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE DOCUMENTOS OFICIAIS. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 1578–1592, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i3.65145. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65145. Acesso em: 19 maio. 2022.