PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: EXPERIÊNCIAS DODISCENTES EM TEMPOS DA PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.67914

Resumo

O artigo discute os resultados da pesquisa-ação que estudou a obra Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa (2020), com licenciandos em Prática de Ensino. A atividade foi desenvolvida por meio de aulas remotas síncronas fundamentadas nos princípios da aprendizagem dialógica. Neste artigo, são analisados os dados do instrumento de autoavaliação e avaliação da disciplina aplicados com a finalidade de levantar as percepções dos estudantes acerca de suas aprendizagens. Os resultados apontam que a trajetória dos estudantes enquanto sujeitos de sua aprendizagem foi permeada pela ressignificação/tomada de consciência quanto às ideias apresentadas por Freire e sua relação com os saberes docentes, rumo à conscientização quanto ao seu papel como professor. 

PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia da Autonomia. Formação Docente. Pesquisa-ação. Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Braz Ferreira Gontijo, Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília, Brasil, simone.gontijo@ifb.edu.br

Professora do Instituto Federal de Brasília, atuando como docente do curso de mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica e do curso de Letras/ Espanhol do campus Ceilândia. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1994), Especialização em Política e Estratégia (ADESG/UnB), Administração da educação (UnB), Educação a Distância (UnB), Mestrado (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2014).

Juliana Parente Matias, Instituto Federal de Brasília (IFB), Brasília, Brasil, julianapama@gmail.com

Mestra em Educação pelo Instituto Politécnico de Santarém, Portugal. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é docente do Curso de Letras Espanhol do Instituto Federal de Brasília Campus Ceilândia.

Downloads

Publicado

05-10-2021

Como Citar

Gontijo, S. B. F., & Matias, J. P. (2021). PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: EXPERIÊNCIAS DODISCENTES EM TEMPOS DA PANDEMIA. Revista Inter Ação, 46(ed.especial), 1164–1177. https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.67914