PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: EXPERIÊNCIAS DODISCENTES EM TEMPOS DA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.67914Resumo
O artigo discute os resultados da pesquisa-ação que estudou a obra Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa (2020), com licenciandos em Prática de Ensino. A atividade foi desenvolvida por meio de aulas remotas síncronas fundamentadas nos princípios da aprendizagem dialógica. Neste artigo, são analisados os dados do instrumento de autoavaliação e avaliação da disciplina aplicados com a finalidade de levantar as percepções dos estudantes acerca de suas aprendizagens. Os resultados apontam que a trajetória dos estudantes enquanto sujeitos de sua aprendizagem foi permeada pela ressignificação/tomada de consciência quanto às ideias apresentadas por Freire e sua relação com os saberes docentes, rumo à conscientização quanto ao seu papel como professor.
PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia da Autonomia. Formação Docente. Pesquisa-ação. Ensino.
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