HUMANIZAR-SE PARA HUMANIZAR O OUTRO: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO PROEJA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.67896Resumo
O artigo explicita as vivências dos estudantes do Proeja do Ifes nas atividades que compõem os seminários de Filosofia e Sociologia. Apropriamo-nos dos aportes teórico-metodológicos da sistematização de experiências para dar visibilidade às ações educativas exercitadas com os sujeitos da EJA. A produção dos dados, organizados por meio de fontes documentais, constituídos pelos registros das atas das reuniões pedagógicas e de planejamento, das memórias dos diários de campo dos pesquisadores e dos registros fotográficos e audiovisuais, apontam para o protagonismo dos estudantes do Proeja. A prática do diálogo freireano foi exercitada na produção coletiva dos seminários e nos diversos movimentos da ação educativa, que vislumbram a concretude da integração curricular nas perspectivas da formação humana integral e da educação libertária.
PALAVRAS-CHAVE: Diálogos. Formação Humana. Construção Coletiva. Humanização.
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- 2025-11-04 (2)
- 2021-10-05 (1)
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Copyright (c) 2021 Aldo Rezende, Edna Castro de Oliveira, Eliesér Toretta Zen, Maria José de Resende Ferreira

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