HUMANIZAR-SE PARA HUMANIZAR O OUTRO: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO PROEJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.67896

Resumo

O artigo explicita as vivências dos estudantes do Proeja do Ifes nas atividades que compõem os seminários de Filosofia e Sociologia. Apropriamo-nos dos aportes teórico-metodológicos da sistematização de experiências para dar visibilidade às ações educativas exercitadas com os sujeitos da EJA. A produção dos dados, organizados por meio de fontes documentais, constituídos pelos registros das atas das reuniões pedagógicas e de planejamento, das memórias dos diários de campo dos pesquisadores e dos registros fotográficos e  audiovisuais,  apontam para o protagonismo dos estudantes do Proeja. A prática do diálogo freireano foi exercitada na produção coletiva dos seminários e nos diversos movimentos da ação educativa, que vislumbram a concretude da integração curricular nas perspectivas da formação humana integral e da educação libertária.

PALAVRAS-CHAVE: Diálogos. Formação Humana. Construção Coletiva. Humanização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldo Rezende, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil , aldo.rezende@ifes.edu.br

Pós-doutorando na área de educação (UFES). Doutor em Planejamento Urbano e Regional-UFRJ. Mestre em Geografia-UFES. Mestre na área de Ciências Sociais: (turismo e hospitalidade) Universidade Anhembi Morumbi-SP. Especialista em Planejamento Educacional-Universo-RJ; Graduado em Geografia e História - PUC/MG e Faculdade de Ciências Humanas de Vitória. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFES-Campus Vitória.

Edna Castro de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, oliveiraedna@yahoo.com.br

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES - 1974), mestrado em Educação pela UFES em 1988, doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal Fluminense (2005) e pós doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017). Atualmente é professora associada da UFES.

Eliesér Toretta Zen, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil , elieserzen@ifes.edu.br

Doutor e mestre em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Especialista em Filosofia Contemporânea e em educação pela UFES. Professor titular de filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes. Professor permanente e orientador do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades (PPGEH).

Maria José de Resende Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil , majoresende@yahoo.com.br

Graduada em História pela Universidade Federal do Ceará (1990). Especialista em História do Brasil (PUC/MG) e em Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (CEFETES). Mestre em Educação Profissional pelo Instituto Superior Pedagógico para a Educação Técnica e Profissional Hector A. Pineda Zaldivar - Havana/Cuba, revalidado pela UFG (2003). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/CE/UFES) (2017). É professora efetiva do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2021-10-05

Como Citar

REZENDE, A.; OLIVEIRA, E. C. de; ZEN, E. T.; FERREIRA, M. J. de R. HUMANIZAR-SE PARA HUMANIZAR O OUTRO: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO PROEJA. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 46, n. ed.especial, p. 1258–1275, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46ied.especial.67896. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/67896. Acesso em: 30 set. 2022.