EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO DO CAMPO: POLÍTICAS PÚBLICAS E OS SENTIDOS DO DIREITO À EDUCAÇÃO

Autores

  • Edna Castro de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Custódio Jovêncio Barbosa Filho Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v36i2.16714

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Educação do campo, Políticas públicas

Resumo

Como pesquisa em andamento este estudo tem o objetivo de explorar aproximações entre a educação de jovens e adultos (EJA) e a educação do campo, como campos de conhecimento em construção, e de lutas que integram os jovens e adultos trabalhadores a quem têm sido negadas as condições para a efetivação do direito à educação. Utiliza-se de um estudo de caso para análise da experiência desenvolvida no ES com o Programa Projovem Campo Saberes da Terra, envolvendo neste recorte a análise de documentos oficiais bem como dados oriundos de registros de campo e procedimentos de escuta de educadores e educandos(as) envolvidos, através de grupos focais realizados durante acompanhamento in loco a 14 turmas do Programa. Toma como referencial teórico fontes históricas, de legislação e estudos que problematizam trajetórias, concepções e avanços da educação do campo e da EJA na construção de políticas públicas, apontando como resultados os desafios para a efetivação de uma política de educação do campo voltada para os sujeitos jovens e adultos camponeses.

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Publicado

2011-12-28

Como Citar

OLIVEIRA, E. C. de; BARBOSA FILHO, C. J. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO DO CAMPO: POLÍTICAS PÚBLICAS E OS SENTIDOS DO DIREITO À EDUCAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 413–432, 2011. DOI: 10.5216/ia.v36i2.16714. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/16714. Acesso em: 28 fev. 2024.