PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA, FORMAÇÃO EMPREENDEDORA E UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: UM PANORAMA DAS PRODUÇÕES, NO PERÍODO DE 2011-2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79218

Palavras-chave:

Parceria Público-Privada, Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica, Formação Empreendedora, Revisão da Literatura

Resumo

Este artigo objetiva construir um panorama das produções acadêmico-científico sobre as Parcerias Público-Privada (PPP) e Formação Empreendedora nas Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica das universidades públicas brasileiras no período de 2011 a 2021. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa que realiza uma revisão sistemática da literatura e utiliza o método da interpretação dos sentidos para análise dos dados. Nos resultados, inferimos que há escassez de produções sobre a temática, pois somente 03 foram detectadas; existem fragilidades nos estudos desenvolvidos por alguns pesquisadores em relação aos procedimentos metodológicos adotados; e, através das PPP, as ações mercadológicas adentram as universidades como estratégias neoliberais para capitalizar os conhecimentos desenvolvidos nas IES.

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Biografia do Autor

Luani Lobo da Gloria, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, luani.jesus.ll@gmail.com

Assistente Social. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente desenvolve pesquisas sobre políticas públicas da Educação Superior; integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Formação e Práxis Educativa (GEPPEDUC).

Maria Edilene da Silva Ribeiro, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, edileneribeiro23@yahoo.com

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Associada I do Instituto de Ciência da Educação, da Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Formação e Práxis Educativa (GEPPEDUC).

Margareth da Silva Guerra, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Amapá, Brasil, profamargarethguerra@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associado II do Departamento de Educação/UNIFAP. Docente do PPGED/UNIFAP. Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas de Políticas de Avaliação da Educação (LEPAES).

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

GLORIA, L. L. da; RIBEIRO, M. E. da S.; GUERRA, M. da S. PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA, FORMAÇÃO EMPREENDEDORA E UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: UM PANORAMA DAS PRODUÇÕES, NO PERÍODO DE 2011-2021. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1168–1186, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.79218. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79218. Acesso em: 24 dez. 2024.