PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA, FORMAÇÃO EMPREENDEDORA E UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: UM PANORAMA DAS PRODUÇÕES, NO PERÍODO DE 2011-2021
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79218Palavras-chave:
Parceria Público-Privada, Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica, Formação Empreendedora, Revisão da LiteraturaResumo
Este artigo objetiva construir um panorama das produções acadêmico-científico sobre as Parcerias Público-Privada (PPP) e Formação Empreendedora nas Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica das universidades públicas brasileiras no período de 2011 a 2021. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa que realiza uma revisão sistemática da literatura e utiliza o método da interpretação dos sentidos para análise dos dados. Nos resultados, inferimos que há escassez de produções sobre a temática, pois somente 03 foram detectadas; existem fragilidades nos estudos desenvolvidos por alguns pesquisadores em relação aos procedimentos metodológicos adotados; e, através das PPP, as ações mercadológicas adentram as universidades como estratégias neoliberais para capitalizar os conhecimentos desenvolvidos nas IES.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. B. de. A Cooperação Universidade-Empresa da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados – MS, 2019.
ALVES-MAZZOTTI, A. J. Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 39-50, jul. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n113/a02n113.pdf. Acesso em: 25 de agosto de 2022.
AZEVEDO, I. S. C. de; TEIXEIRA, C. S. Incubadoras: alinhamento conceitual [recurso eletrônico] /Ingrid Santos Cirio de Azevedo; Clarissa Stefani Teixeira (Orgs.) – Florianópolis: Perse, 29p.: il. 2016. Disponível em: https://via.ufsc.br/download-ebook-incubadoras/. Acesso em: 19 out. 2023.
BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. de A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Revista gestão e sociedade, v.5 n.11, p.121-136, mai./ago. 2011.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 6.277. Requerente: Governador do Estado do Rio de Janeiro. Requerido: Presidente da República. Relatora: Min. Rosa Weber. Brasília, DF: STF, 2019. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=5826543. Acesso em: 5 jan. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016. Dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação, nos termos da Emenda Constitucional no 85, de 26 de fevereiro de 2015. Diário Oficial da União, Brasília, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13243.htm. Acesso em: 10 dez. 2023.
BRASIL. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 5 jan. 2023.
BRASIL. Lei nº 12.858, de 9 de setembro de 2013. Dispõe sobre a destinação para as áreas de educação e saúde de parcela da participação no resultado ou da compensação financeira pela exploração de petróleo e gás natural [...]; e dá outras providências.
Brasília, DF: Presidência da República, 2013a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12858.htm. Acesso em: 5 jan. 2023.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4.917. Requerente: Governador do Estado do Rio de Janeiro. Requerido: Presidente da República. Relatora: Min. Carmen Lucia. Brasília, DF: STF, 2013b. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=4379376. Acesso em: 5 jan. 2023.
CASTRO, D. G. Desenvolvimento, políticas públicas e regionalização: algumas reflexões a partir do território fluminense. In: X ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 2005, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2005. p. 3229-3255 Disponível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal10/Geografiasocioeconomica/G eografiapolitica/06.pdf. Acesso em: 5 jan. 2023.
CHAUÍ, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, out/nov/dez de 2003.
COSTA, E. S. da. A Ideia De Universidade Empreendedora No Planejamento Institucional Da Universidade Federal Do Pará (2012-2019). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, Belém, 2022.
COUTO, A. L. Adoecimento de docentes na educação básica: uma revisão sistemática da literatura. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.
DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.
DOMINGUES, L. de L. da S. O empreendedorismo e as novas práticas do fazer científico. Revista Intratextos, v. 4, n. 1, p. 137-159, 2012.
DOWBOR, L. O Capitalismo se Desloca: Novas Arquiteturas Sociais. – São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2020.
ETZKOWITZ, H. Innovation in innovation: The triple helix of university-industry-government relations. Social science information, v. 42, n. 3, p. 293-337, 2002.
FIRJAN. Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro: 2006-2015. Rio de Janeiro: Sistema FIRJAN/DCO, 2006. Disponível em: https://www.firjan.com.br/mapa-do-desenvolvimento.htm. Acesso em: 5 jan. 2023.
FONSECA, D. A.; AQUINO, R. V. G. de.; ARBEX, C. S. C. D. B.; Sampaio, D. O. A aprendizagem empreendedora na Incubadora de base tecnológica do CRITT/UFJF. UNIFESO-Humanas e Sociais, v. 5, n. 5, p. 40-53, 2020.
GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. T.. Métodos de pesquisa. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GLORIA, L. L. da. Parceria Público-Privada e as Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica na UFPA no Período De 2016-2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, Belém, 2023.
GOMES, R. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M.C.S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2007. p.79-108.
MARTINS, L. M. As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa. 29º Reunião Anual da ANPED (2006): 1-17.
MEDEIROS, J. A; ATAS, L. Incubadoras de Empresas: Balanço da Experiência Brasileira. In: IV Seminário Nacional de Pólos e Parques Tecnológicos. Brasília, IBICT/ SEBRAE; Rio de Janeiro, FINEP/ CNI; São Paulo, ANPROTEC, 1995.
OLIVEIRA, I. N. Análise do modelo de gestão da incubadora PIEBT, sob a perspectiva do isomorfismo organizacional. Dissertação (Mestrado em m Planejamento do Desenvolvimento) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.
ORGANIZATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Education
at a Glance, [s. l.], 2018. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/eag-2018-en.pdf. Acesso em: 05 jan. 2023.
PERONI, V. M. V. Diálogos sobre as redefinições no papel do Estado e nas fronteiras entre o público e o privado na educação. São Leopoldo: Oikos, 2015.
PERONI, V. M. V. Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. Brasília: Liber Livro, 2013.
PETROBRAS. Pré-sal Petróleo. Brasil, 2021. Disponível em: https://petrobras.com.br/pre- sal. Acesso em: 5 jan. 2023.
RIO DE JANEIRO. Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Lei nº 1227, de 17 de novembro de 1987. Dispõe sobre o Plano de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Rio de Janeiro, para o período de 1988 a 1991. Disponível em: http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/contlei.nsf/b24a2da5a077847c032564f4005d4bf2/51a931ecb8fb1079032565440066979c?OpenDocument#:~:text=Lei%20Ordin%C3%A1ria&text=LEI%20N%C2%BA%201227%2C%20DE%2017,PER%C3%8DODO%20DE%201988%20A%201991. Acesso em: 5 jan. 2023.
RIO DE JANEIRO. Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Relatório das Contas Municipais 2018. Rio de Janeiro: Tribunal de Contas, 2018. Disponível em: http://www.tce.rj.gov.br/consulta-processo/pesquisa?tipo=municipio. Acesso em: 5 jan. 2023.
ROCHA, D.; DEUSDARÁ, B. Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na (re) construção de uma trajetória. Alea: estudos neolatinos, v. 7, p. 305-322, 2005.
SILVA, C. M. F. da.; CORRÊA, J. de S.; LEITE, D. B.; CAIRES, R. T.; Análise das incubadoras universitárias na estrutura organizacional das Instituições de Ensino Superior do Brasil. In: 31ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, 2021. Anais dos Trabalhos apresentados na 31ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, 2021. p. 10-23.
THIENGO, L. C. Universidades de classe mundial ou o fim da Universidade como Universitas? - São Paulo: Mercado de Letras, 2019.
VALENTE, L. Hélice tríplice: metáfora dos anos 90 descreve bem o mais sustentável modelo de sistema de inovação. Conhecimento & Inovação [online]. vol.6, n.1, 2010. p. 6-9. ISSN 1984-4395.
VARELA, P. S.; ZUCCHI, P.; MARTINS, G. de A.; SASSO, M. Parcerias Entre o Setor Público e o Setor Privado Sem Fins Lucrativos: Uma Revisão Integrativa. In: XX USP International Conference in Accounting, 2020. Anais dos Trabalhos apresentados na XX USP International Conference in Accounting, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luani Lobo da Gloria, Maria Edilene da Silva Ribeiro, Margareth da Silva Guerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.