PUBLIC-PRIVATE PARTNERSHIP, ENTREPRENEURIAL TRAINING AND BRAZILIAN PUBLIC UNIVERSITIES: AN OVERVIEW OF PRODUCTIONS, IN THE PERIOD OF 2011-2021

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79218

Keywords:

Public-Private Partnership; Technology-Based Business Incubators; Entrepreneurial Training; Literature Review.

Abstract

This article aims to analyze the panorama of academic productions on Public-Private Partnerships (PPP) and Entrepreneurial Training in Business Incubators at Brazilian public Universities, in the period from 2011 to 2021. It is a bibliographical research with a qualitative approach, which carries out a Systematic Literature Review that uses the method of interpretation of meanings to analyze data. In the results, we infer that: there is a shortage of productions on the subject, as only 03 were detected; there are weaknesses in the studies developed by some researchers in relation to the methodological procedures adopted; and through PPPs, marketing actions enter universities as neoliberal strategies with a view to capitalizing on the knowledge developed in IES.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luani Lobo da Gloria, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, luani.jesus.ll@gmail.com

Assistente Social. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente desenvolve pesquisas sobre políticas públicas da Educação Superior; integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Formação e Práxis Educativa (GEPPEDUC).

Maria Edilene da Silva Ribeiro, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil, edileneribeiro23@yahoo.com

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Associada I do Instituto de Ciência da Educação, da Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Formação e Práxis Educativa (GEPPEDUC).

Margareth da Silva Guerra, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Amapá, Brasil, profamargarethguerra@gmail.com

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associado II do Departamento de Educação/UNIFAP. Docente do PPGED/UNIFAP. Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas de Políticas de Avaliação da Educação (LEPAES).

References

ALMEIDA, M. B. de. A Cooperação Universidade-Empresa da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados – MS, 2019.

ALVES-MAZZOTTI, A. J. Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 39-50, jul. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n113/a02n113.pdf. Acesso em: 25 de agosto de 2022.

AZEVEDO, I. S. C. de; TEIXEIRA, C. S. Incubadoras: alinhamento conceitual [recurso eletrônico] /Ingrid Santos Cirio de Azevedo; Clarissa Stefani Teixeira (Orgs.) – Florianópolis: Perse, 29p.: il. 2016. Disponível em: https://via.ufsc.br/download-ebook-incubadoras/. Acesso em: 19 out. 2023.

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. de A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Revista gestão e sociedade, v.5 n.11, p.121-136, mai./ago. 2011.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 6.277. Requerente: Governador do Estado do Rio de Janeiro. Requerido: Presidente da República. Relatora: Min. Rosa Weber. Brasília, DF: STF, 2019. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=5826543. Acesso em: 5 jan. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016. Dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação, nos termos da Emenda Constitucional no 85, de 26 de fevereiro de 2015. Diário Oficial da União, Brasília, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13243.htm. Acesso em: 10 dez. 2023.

BRASIL. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 5 jan. 2023.

BRASIL. Lei nº 12.858, de 9 de setembro de 2013. Dispõe sobre a destinação para as áreas de educação e saúde de parcela da participação no resultado ou da compensação financeira pela exploração de petróleo e gás natural [...]; e dá outras providências.

Brasília, DF: Presidência da República, 2013a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12858.htm. Acesso em: 5 jan. 2023.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4.917. Requerente: Governador do Estado do Rio de Janeiro. Requerido: Presidente da República. Relatora: Min. Carmen Lucia. Brasília, DF: STF, 2013b. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=4379376. Acesso em: 5 jan. 2023.

CASTRO, D. G. Desenvolvimento, políticas públicas e regionalização: algumas reflexões a partir do território fluminense. In: X ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 2005, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2005. p. 3229-3255 Disponível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal10/Geografiasocioeconomica/G eografiapolitica/06.pdf. Acesso em: 5 jan. 2023.

CHAUÍ, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, out/nov/dez de 2003.

COSTA, E. S. da. A Ideia De Universidade Empreendedora No Planejamento Institucional Da Universidade Federal Do Pará (2012-2019). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, Belém, 2022.

COUTO, A. L. Adoecimento de docentes na educação básica: uma revisão sistemática da literatura. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

DOMINGUES, L. de L. da S. O empreendedorismo e as novas práticas do fazer científico. Revista Intratextos, v. 4, n. 1, p. 137-159, 2012.

DOWBOR, L. O Capitalismo se Desloca: Novas Arquiteturas Sociais. – São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2020.

ETZKOWITZ, H. Innovation in innovation: The triple helix of university-industry-government relations. Social science information, v. 42, n. 3, p. 293-337, 2002.

FIRJAN. Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro: 2006-2015. Rio de Janeiro: Sistema FIRJAN/DCO, 2006. Disponível em: https://www.firjan.com.br/mapa-do-desenvolvimento.htm. Acesso em: 5 jan. 2023.

FONSECA, D. A.; AQUINO, R. V. G. de.; ARBEX, C. S. C. D. B.; Sampaio, D. O. A aprendizagem empreendedora na Incubadora de base tecnológica do CRITT/UFJF. UNIFESO-Humanas e Sociais, v. 5, n. 5, p. 40-53, 2020.

GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. T.. Métodos de pesquisa. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GLORIA, L. L. da. Parceria Público-Privada e as Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica na UFPA no Período De 2016-2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, Belém, 2023.

GOMES, R. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M.C.S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2007. p.79-108.

MARTINS, L. M. As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa. 29º Reunião Anual da ANPED (2006): 1-17.

MEDEIROS, J. A; ATAS, L. Incubadoras de Empresas: Balanço da Experiência Brasileira. In: IV Seminário Nacional de Pólos e Parques Tecnológicos. Brasília, IBICT/ SEBRAE; Rio de Janeiro, FINEP/ CNI; São Paulo, ANPROTEC, 1995.

OLIVEIRA, I. N. Análise do modelo de gestão da incubadora PIEBT, sob a perspectiva do isomorfismo organizacional. Dissertação (Mestrado em m Planejamento do Desenvolvimento) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.

ORGANIZATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Education

at a Glance, [s. l.], 2018. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/eag-2018-en.pdf. Acesso em: 05 jan. 2023.

PERONI, V. M. V. Diálogos sobre as redefinições no papel do Estado e nas fronteiras entre o público e o privado na educação. São Leopoldo: Oikos, 2015.

PERONI, V. M. V. Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. Brasília: Liber Livro, 2013.

PETROBRAS. Pré-sal Petróleo. Brasil, 2021. Disponível em: https://petrobras.com.br/pre- sal. Acesso em: 5 jan. 2023.

RIO DE JANEIRO. Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Lei nº 1227, de 17 de novembro de 1987. Dispõe sobre o Plano de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Rio de Janeiro, para o período de 1988 a 1991. Disponível em: http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/contlei.nsf/b24a2da5a077847c032564f4005d4bf2/51a931ecb8fb1079032565440066979c?OpenDocument#:~:text=Lei%20Ordin%C3%A1ria&text=LEI%20N%C2%BA%201227%2C%20DE%2017,PER%C3%8DODO%20DE%201988%20A%201991. Acesso em: 5 jan. 2023.

RIO DE JANEIRO. Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Relatório das Contas Municipais 2018. Rio de Janeiro: Tribunal de Contas, 2018. Disponível em: http://www.tce.rj.gov.br/consulta-processo/pesquisa?tipo=municipio. Acesso em: 5 jan. 2023.

ROCHA, D.; DEUSDARÁ, B. Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na (re) construção de uma trajetória. Alea: estudos neolatinos, v. 7, p. 305-322, 2005.

SILVA, C. M. F. da.; CORRÊA, J. de S.; LEITE, D. B.; CAIRES, R. T.; Análise das incubadoras universitárias na estrutura organizacional das Instituições de Ensino Superior do Brasil. In: 31ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, 2021. Anais dos Trabalhos apresentados na 31ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, 2021. p. 10-23.

THIENGO, L. C. Universidades de classe mundial ou o fim da Universidade como Universitas? - São Paulo: Mercado de Letras, 2019.

VALENTE, L. Hélice tríplice: metáfora dos anos 90 descreve bem o mais sustentável modelo de sistema de inovação. Conhecimento & Inovação [online]. vol.6, n.1, 2010. p. 6-9. ISSN 1984-4395.

VARELA, P. S.; ZUCCHI, P.; MARTINS, G. de A.; SASSO, M. Parcerias Entre o Setor Público e o Setor Privado Sem Fins Lucrativos: Uma Revisão Integrativa. In: XX USP International Conference in Accounting, 2020. Anais dos Trabalhos apresentados na XX USP International Conference in Accounting, 2020.

Published

2024-09-03

How to Cite

GLORIA, L. L. da; RIBEIRO, M. E. da S.; GUERRA, M. da S. PUBLIC-PRIVATE PARTNERSHIP, ENTREPRENEURIAL TRAINING AND BRAZILIAN PUBLIC UNIVERSITIES: AN OVERVIEW OF PRODUCTIONS, IN THE PERIOD OF 2011-2021. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1168–1186, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.79218. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79218. Acesso em: 21 nov. 2024.