“MULHER NÃO TEM OPINIÃO DENTRO DE UM COLÉGIO MILITAR”: GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E AFETOS NA ESCOLA MILITARIZADA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79050Palavras-chave:
Escola; Militarização; Gênero; Interseccionalidade.Resumo
Este artigo aproxima o debate sobre as relações entre gênero, interseccionalidades e afetos na escola militarizada, observando a experiência de pessoas egressas de escolas públicas estaduais em Goiás. Nosso objetivo é analisar como estudantes de escolas militarizadas concebem o contato com essa forma de escolarização e as relações de gênero presentes nesses espaços, propondo a pergunta: como gênero, interseccionalidade e afetos são vivenciados na escola militarizada? Realizamos uma pesquisa qualitativa, optando pela entrevista semiestruturada com sete participantes, com idades entre 19 e 29 anos. Destacamos, entre os resultados, a sexualização, controle dos corpos femininos e a interseccionalidade, articulados para manter inalteradas estruturas que perpetuam assimetrias entre as pessoas.
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