A “Ideologia de gênero” e a “escola sem partido”: faces de uma mesma moeda em ações políticas conservadoras no Brasil e no Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48847Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender as ações políticas atuais em torno das discussões sobre doutrinação, gênero e diversidade sexual, em especial as tocantes às propostas denominadas “ideologia de gênero” e “Escola sem partido”, bem como as tensões e as implicações desse debate para a compreensão do papel da escola e dos/as professores/as em frente à formação humana. Para atender aos objetivos utiliza a pesquisa bibliográfica. Nesse percurso, problematiza sobre as intencionalidades político-religiosas que recaem sobre essas propostas, compreendendo-as como duas ações articuladas. Conclui que, atualmente, o Brasil passa por um processo de contenção aos avanços nas políticas e ações sociais conquistados nos últimos 15 anos e, simultaneamente, por um movimento de resistências que perpassa, necessariamente, pelos processos educativos e pela ação de professores/as.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.