DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE GÊNERO E SUJEITOS LGBT

Autores

  • Samira de Moraes Maia Vigano Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i3.48808

Palavras-chave:

Gênero, Educação, Sujeitos LGBT, Violência.

Resumo

No presente artigo desenvolve-se um debate de gênero e educação a partir da análise do tema da violência, com vistas a compreender a singularidade e a funcionalidade do espaço escolar na experiência de vida de sujeitos LGBT, especialmente referente ao exercício da cidadania e da garantia do direito humano à educação. Ainda, reflete-se sobre os desafios da educação e do currículo sob a perspectiva das relações de gênero e sexualidade de pessoas LGBT. Respalda-se teoricamente em Butler, Bourdieu, Foucault, Giroux, Laffin, Louro, Miskolci, Scott e Silva. Como resultado do estudo aponta-se para as invisibilidades vivenciadas pelos sujeitos, em possibilidades para um diálogo que vise à inclusão, o respeito e a permanência nos espaços escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samira de Moraes Maia Vigano, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação, tutora presencial do curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola, orientadora pedagógica do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes de Graduação da UFSC. Bolsista FUMDES/UNIEDU/SC.

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, UFSC

Professora Pós-Doutora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Subcoordenadora do PPGE. Orientadora dessa pesquisa

Downloads

Publicado

2017-12-05

Como Citar

VIGANO, S. de M. M.; LAFFIN, M. H. L. F. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE GÊNERO E SUJEITOS LGBT. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 3, p. 656–673, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i3.48808. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48808. Acesso em: 27 abr. 2024.