DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE GÊNERO E SUJEITOS LGBT

Auteurs-es

  • Samira de Moraes Maia Vigano Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin UFSC

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v42i3.48808

Mots-clés :

Gênero, Educação, Sujeitos LGBT, Violência.

Résumé

No presente artigo desenvolve-se um debate de gênero e educação a partir da análise do tema da violência, com vistas a compreender a singularidade e a funcionalidade do espaço escolar na experiência de vida de sujeitos LGBT, especialmente referente ao exercício da cidadania e da garantia do direito humano à educação. Ainda, reflete-se sobre os desafios da educação e do currículo sob a perspectiva das relações de gênero e sexualidade de pessoas LGBT. Respalda-se teoricamente em Butler, Bourdieu, Foucault, Giroux, Laffin, Louro, Miskolci, Scott e Silva. Como resultado do estudo aponta-se para as invisibilidades vivenciadas pelos sujeitos, em possibilidades para um diálogo que vise à inclusão, o respeito e a permanência nos espaços escolares.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Samira de Moraes Maia Vigano, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação, tutora presencial do curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola, orientadora pedagógica do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes de Graduação da UFSC. Bolsista FUMDES/UNIEDU/SC.

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, UFSC

Professora Pós-Doutora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Subcoordenadora do PPGE. Orientadora dessa pesquisa

Téléchargements

Publié-e

2017-12-05

Comment citer

VIGANO, S. de M. M.; LAFFIN, M. H. L. F. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DE GÊNERO E SUJEITOS LGBT. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 3, p. 656–673, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i3.48808. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48808. Acesso em: 22 nov. 2024.