A ESCOLA NORMAL DE ANNAPOLIS - GO: O PERFIL DOS ALUNOS (1931)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.64478Resumo
A fundação da Escola Normal de Annapolis-GO, em 1931, tinha por objetivo formar professores primários. Para esse fim, oferecia dois cursos distintos e indissociáveis: complementar em dois ciclos (1º e 2º ano) e normal com quatro anos (1º, 2º, 3º e 4º ano). Nesse contexto, definimos como objetivo analisar o perfil dos alunos dessa instituição em 1931. A delimitação temporal adotada nessa investigação se justifica por ser o ano de fundação do referido educandário e, consequentemente, a formação do seu primeiro grupo discente. Utilizamos neste estudo a abordagem qualitativa e como metodologia a pesquisa bibliográfica e a análise documental. A documentação do acervo histórico da Escola Normal de Annapolis (1931 – 1937) permitiu-nos traçar o perfil dos seus normalistas em 1931, sendo que os aspectos analisados foram: o sexo, a idade, a naturalidade e a forma de comprovação de escolaridade, sendo este requisito decisivo para matrícula nos respectivos cursos, complementar e normal, ofertados pela instituição.
PALAVRAS-CHAVE: História da Educação. Escola Normal. Anápolis. Perfil dos Alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.