A ESCOLA NORMAL DE ANNAPOLIS - GO: O PERFIL DOS ALUNOS (1931)

Autores

  • Tarsio Paula dos Santos Universidade Estadual de Goiás (UEG)/Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA), Anápolis, Goiás, Brasil, tarsio_13@hotmail.com https://orcid.org/0000-0001-7448-1001
  • Sandra Elaine Aires de Abreu Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA) / Universidade Estadual de Goiás (UEG), Anápolis, Goiás, Brasil, sandraeaa@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0001-6242-961X

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.64478

Resumo

A fundação da Escola Normal de Annapolis-GO, em 1931, tinha por objetivo formar professores primários. Para esse fim, oferecia dois cursos distintos e indissociáveis: complementar em dois ciclos (1º e 2º ano) e normal com quatro anos (1º, 2º, 3º e 4º ano). Nesse contexto, definimos como objetivo analisar o perfil dos alunos dessa instituição em 1931. A delimitação temporal adotada nessa investigação se justifica por ser o ano de fundação do referido educandário e, consequentemente, a formação do seu primeiro grupo discente. Utilizamos neste estudo a abordagem qualitativa e como metodologia a pesquisa bibliográfica e a análise documental. A documentação do acervo histórico da Escola Normal de Annapolis (1931 – 1937) permitiu-nos traçar o perfil dos seus normalistas em 1931, sendo que os aspectos analisados foram: o sexo, a idade, a naturalidade e a forma de comprovação de escolaridade, sendo este requisito decisivo para matrícula nos respectivos cursos, complementar e normal, ofertados pela instituição.  

PALAVRAS-CHAVE: História da Educação. Escola Normal. Anápolis. Perfil dos Alunos.

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Biografia do Autor

Tarsio Paula dos Santos, Universidade Estadual de Goiás (UEG)/Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA), Anápolis, Goiás, Brasil, tarsio_13@hotmail.com

Mestrando do Programa de Pós - Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (PPG IELT - UEG); Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA); Graduando em História na modalidade de educação a distância pela Universidade Estadual de Goiás/Universidade Aberta do Brasil (UEG/UAB) e membro ativo do Grupo Goiano de Estudos e Pesquisas em História da Educação UniEVANGÉLICA/UEG/CAPES. É Bolsista da CAPES/CNPQ e atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) 2019/2020 pela UniEVANGÉLICA.

Sandra Elaine Aires de Abreu, Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA) / Universidade Estadual de Goiás (UEG), Anápolis, Goiás, Brasil, sandraeaa@yahoo.com.br

Pós-Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Mestrado em Educação, pela Universidade Federal de Goiás (1997). Especialização em História Econômica (1990), pela Associação Educativa Evangélica. Graduada em Pedagogia pela Associação Educativa Evangélica (1986), em História pela Universidade Federal de Goiás (1987). Docente do Ensino Superior da Universidade Estadual de Goiás e do Mestrado Interdisciplinar em Educação Linguagem e Tecnologias (MIELT/UEG) e do Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA). Líder do Grupo Goiano de Estudos e Pesquisas em História da Educação (GGEPHE).

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

SANTOS, T. P. dos .; ABREU, S. E. A. de . A ESCOLA NORMAL DE ANNAPOLIS - GO: O PERFIL DOS ALUNOS (1931). Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 1, p. 110–125, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i1.64478. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64478. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos