FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES NO BRASIL DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79148

Palavras-chave:

Finalidades Educacativas, Ditadutra Civil-militar, Controle Social

Resumo

Esta pesquisa objetiva compreender as finalidades educativas no Brasil durante a ditadura militar. Para isso, foram identificados os conceitos de finalidades educativas escolares com a intencionalidade de proporcionar reflexões sobre o sentido histórico crítico do golpe civil-militar. A metodologia utilizada foi a revisão da literatura. Os resultados apontam para o fato de que, durante a ditadura militar, as finalidades educativas foram estabelecidas sob uma perspectiva de controle social, na qual a educação foi utilizada como ferramenta. Conclui-se que as finalidades educativas escolares eram formar sujeitos para concordar com o sistema vigente, ou seja, uma educação para a aceitação e reprodução do interesse de quem detém o poder, bem como a preparação de mão de obra técnica para o mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Junior de Oliveira, Centro Universitário Mais (UniMais), Inhumas, Goiás, Brasil, danieljunior@facmais.edu.br

Doutor em educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC-GO. Mestre em Educação. Pós-graduado em Docência Universitária pela UEG Universidade Estadual de Goiás e Gestão Escolar. Possui graduação em Pedagogia. Atualmente é professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação, professor no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação no Centro Universitário Mais - UNIMAIS. Membro do Projeto de Pesquisa: Concepções de Diferentes Agentes Sociais sobre Finalidades Educativas Escolares no Século XXI - Um Estudo no Estado de Goiás, coordenado pelo Prof. Dr. José Carlos Libâneo e pela Prof.ª Dra. Raquel A. Marra da Madeira Freitas. Possui experiência na docência da Educação Básica e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas da Educação, Gestão Escolar, Formação de Gestores Escolares e Finalidades Educativas.

Elisabeth Maria de Fátima Borges, Centro Universitário Mais (UniMais), Inhumas, Goiás, Brasil, elisabeth@facmais.edu.br

Doutoranda do PPGE FE/UFG. Mestra em História pela Universidade Federal de Goiás (2005). Graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (2002), Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania pela Universidade Federal de Goiás (2012). Professora no Centro Universitário Mais - UNIMAIS. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos Cursos de Direito, Pedagogia, Ciências Contábeis, Administração, Enfermagem, Engenharia Civil e Psicologia na UNIMAIS. Membro do Conselho Editorial da Revista Científica FacMais. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas (DIDAKTIKÉ) da UFG. Atuou na Educação Básica de 1986- 2022.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de A. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna 2006.

BITTENCOURT, Circe. Identidade nacional e ensino de História. In: KARNAL, Leandro et al., (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003, p. 185-2004.

BRASIL. Decreto-Lei nº 477, de 26 de fevereiro de 1969. Define infrações disciplinares praticadas por professores, alunos, funcionários ou empregados de estabelecimentos de ensino público ou particulares e dá outras providências. 1969a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1965-1988/del0477.htm#:~:text=Define%20infra%C3%A7%C3%B5es%20disciplinares%20praticadas%20por,o%20par%C3%A1grafo%201%C2%BA%20do%20Art. Acesso em: 4 abr. 2024.

BRASIL. Decreto-Lei nº 869, de 12 de setembro de 1969. Dispõe sobre a inclusão da Educação Moral e Cívica, como disciplina obrigatória, nas escolas de todos os graus e modalidades, dos sistemas de ensino do país, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1965-1988/del0869.htm#:~:text=DECRETO%2DLEI%20N%C2%BA%20869%2C%20DE%2012%20DE%20SETEMBRO%20DE%201969.&text=Disp%C3%B5e%20s%C3%B4bre%20a%20inclus%C3%A3o%20da,Pa%C3%ADs%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. 1969b. Acesso em: 4 abr. 2024.

CUNHA, Luiz Antônio. O legado da ditadura militar para a educação brasileira. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 127, p. 357-377, abr.-jun. 2014.

FERREIRA JÚNIOR, Amarilio; BITTAR, Marisa. Educação e ideologia tecnocrática na ditadura militar. Caderno Cedes, [s. l.], v. 28, n. 76, Dez 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Y59LVTRh6zQ8WCyXYkkRGQt/?format=html#. Acesso em: 4 abr. 2024.

FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da história ensinada. Campinas: Papirus, 1993.

FONSECA, Thais Nívea de Lima. História & ensino de História. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira; LIBÂNEO, José Carlos. Concepções educativas escolares de agentes educativos, um estudo no Estado de Goiás. In: LIBÂNEO, José Carlos; FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira (Org.). Finalidades Educativas na educação escolar: a visão dos agentes internos e externos à escola. Goiânia: C7A Alfa Comunicação, 2023, p. 25-70.

FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira; LIBÂNEO, José Carlos; SILVA, Eliane. Finalidades educativas, qualidade da educação e autonomia dos professores: impactos de uma reforma educacional neoliberal. In: CARVALHO, Carlos Henrique de; SILVA, Fabiany de Cassia Tavares. (Org.). Escrita da pesquisa em educação na região Centro-Oeste Volume 3. Ed. Oeste, Campo Grande - MS, 2018.

GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira. São Paulo: Cortez, 2006.

LEMES, Núbia Cristina dos Santos. Diretrizes das reformas militares presentes na atualidade da pós-graduação brasileira. In: RESENDE, Anita C. Azevedo; MACHADO,

Maria Margarida (Orgs). Educação brasileira, sociedade e formação humana. Goiânia: Imprensa Universitária, 2020.

LENOIR, Yves; ADIGÜZEL, Oktay; LENOIR, Annick; LIBÂNEO, José Carlos; TUPIN, Fréderick. (Org.). Les finalités éducatives scolaires: une étude critique des approches théoriques, philosophiques et idéologiques (p. 159-280). Saint-Lambert, Québec: Éditions Cursus Universitaire, 2016.

LIBÂNEO, José Carlos. Finalidades educativas, organização e gestão da escola e a aprendizagem e o desenvolvimento de professores e alunos. In: ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; ROSA, Sandra Valéria Limonta; LIBÂNEO, José Carlos. Finalidades educativas escolares e didática: ressonâncias da pandemia. Goiânia, GO: IF Goiano, 2023, p. 82-117. Disponível em: http://epedgoias.com.br/wp-content/uploads/2023/08/e-book_Finalidades-educativas-escolares-e-didatica_-ressonancias-da-Pandemia.pdf. Acesso em: 4 abr. 2024.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1994. (formato eletrônico).

LIBÂNEO, José Carlos; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Apresentação. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 24, n. 1, p. 15 páginas, 2021. DOI: 10.18224/educ.v24i1.12161. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/12161. Acesso em: 9 abr. 2024.

MELO, Kenia Abadia. Ditadura militar: as reformas de primeiro e segundo graus como “aparelhos de hegemonia”. In: RESENDE, Anita C. Azevedo; MACHADO, Maria Margarida (Org.). Educação brasileira, sociedade e formação humana. Goiânia: Imprensa Universitária, 2020, p. 129-160.

PIMENTA, Selma Garrido. As ondas críticas da Didática em Movimento: resistências ao tecnicismo/neotecnicismo neoliberal (Excertos do original publicado em 2019). In: LONGAREZI, Andrea Maturano; PIMENTA, Selma Garrido; PUENTES, Roberto Valdés. Didática Crítica no Brasil. São Paulo: Cortez, 2023.

REIS, Martha dos. Efeito das reformas educacionais na formação e atuação de professores da área de Ciências Humanas. Espaço do Currículo, [s. l.], v.5, n.1, p. 278-286, junho a dezembro de 2012.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, Dermeval. O legado educacional do regime militar. Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 76, p. 291-312, set./dez. 2008.

SEVERINO, Joaquim Antônio. Fundamentos Éticos-Políticos da educação no Brasil hoje. In: LIMA, Júlio César França (Org). Fundamentos da educação escolar no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz/EPSJV, 2006.

VIEIRA, Sofia Lerche; FARIAS, Isabel M. Sabino de. Política Educacional no Brasil: introdução histórica. Brasília: 3ª ed. Liber Livro, 2011.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade, [s. l.], v. 28, n. 101. São Paulo: 2007, p. 1287-1302.

Downloads

Publicado

2024-09-01

Como Citar

OLIVEIRA, D. J. de; BORGES, E. M. de F. FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES NO BRASIL DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR . Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 604–620, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.79148. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79148. Acesso em: 19 nov. 2024.