FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES NO BRASIL DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79148

Palavras-chave:

Finalidades Educacativas, Ditadutra Civil-militar, Controle Social

Resumo

Esta pesquisa objetiva compreender as finalidades educativas no Brasil durante a ditadura militar. Para isso, foram identificados os conceitos de finalidades educativas escolares com a intencionalidade de proporcionar reflexões sobre o sentido histórico crítico do golpe civil-militar. A metodologia utilizada foi a revisão da literatura. Os resultados apontam para o fato de que, durante a ditadura militar, as finalidades educativas foram estabelecidas sob uma perspectiva de controle social, na qual a educação foi utilizada como ferramenta. Conclui-se que as finalidades educativas escolares eram formar sujeitos para concordar com o sistema vigente, ou seja, uma educação para a aceitação e reprodução do interesse de quem detém o poder, bem como a preparação de mão de obra técnica para o mercado.

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Biografia do Autor

Daniel Junior de Oliveira, Centro Universitário Mais (UniMais), Inhumas, Goiás, Brasil, danieljunior@facmais.edu.br

Doutor em educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC-GO. Mestre em Educação. Pós-graduado em Docência Universitária pela UEG Universidade Estadual de Goiás e Gestão Escolar. Possui graduação em Pedagogia. Atualmente é professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação, professor no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação no Centro Universitário Mais - UNIMAIS. Membro do Projeto de Pesquisa: Concepções de Diferentes Agentes Sociais sobre Finalidades Educativas Escolares no Século XXI - Um Estudo no Estado de Goiás, coordenado pelo Prof. Dr. José Carlos Libâneo e pela Prof.ª Dra. Raquel A. Marra da Madeira Freitas. Possui experiência na docência da Educação Básica e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas da Educação, Gestão Escolar, Formação de Gestores Escolares e Finalidades Educativas.

Elisabeth Maria de Fátima Borges, Centro Universitário Mais (UniMais), Inhumas, Goiás, Brasil, elisabeth@facmais.edu.br

Doutoranda do PPGE FE/UFG. Mestra em História pela Universidade Federal de Goiás (2005). Graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (2002), Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania pela Universidade Federal de Goiás (2012). Professora no Centro Universitário Mais - UNIMAIS. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos Cursos de Direito, Pedagogia, Ciências Contábeis, Administração, Enfermagem, Engenharia Civil e Psicologia na UNIMAIS. Membro do Conselho Editorial da Revista Científica FacMais. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas (DIDAKTIKÉ) da UFG. Atuou na Educação Básica de 1986- 2022.

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Publicado

2024-09-01

Como Citar

OLIVEIRA, D. J. de; BORGES, E. M. de F. FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES NO BRASIL DURANTE A DITADURA CIVIL-MILITAR . Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 604–620, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.79148. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79148. Acesso em: 18 set. 2024.