FINES EDUCATIVOS ESCOLARES EN BRASIL DURANTE LA DICTADURA CÍVIL-MILITAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79148

Palabras clave:

Fines Educativos; Dictadura Cívico-Militar; Control Social.

Resumen

Esta investigación tiene como objetivo comprender los propósitos educativos en Brasil durante la dictadura militar. Para ello se identificaron los conceptos de fines educativos escolares con la intención de brindar reflexiones sobre el significado histórico crítico del golpe cívico-militar. La metodología utilizada fue la revisión de la literatura. Los resultados apuntan a que, durante la dictadura militar, los propósitos educativos se establecieron desde una perspectiva de control social, en la que se utilizó la educación como herramienta. Se concluye que los fines educativos de la escuela fueron formar sujetos acordes con el sistema vigente, es decir, una educación para la aceptación y reproducción de los intereses de quienes están en el poder, así como la preparación de mano de obra técnica para el mercado.

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Biografía del autor/a

Daniel Junior de Oliveira, Centro Universitário Mais (UniMais), Inhumas, Goiás, Brasil, danieljunior@facmais.edu.br

Doutor em educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC-GO. Mestre em Educação. Pós-graduado em Docência Universitária pela UEG Universidade Estadual de Goiás e Gestão Escolar. Possui graduação em Pedagogia. Atualmente é professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação, professor no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação no Centro Universitário Mais - UNIMAIS. Membro do Projeto de Pesquisa: Concepções de Diferentes Agentes Sociais sobre Finalidades Educativas Escolares no Século XXI - Um Estudo no Estado de Goiás, coordenado pelo Prof. Dr. José Carlos Libâneo e pela Prof.ª Dra. Raquel A. Marra da Madeira Freitas. Possui experiência na docência da Educação Básica e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas da Educação, Gestão Escolar, Formação de Gestores Escolares e Finalidades Educativas.

Elisabeth Maria de Fátima Borges, Centro Universitário Mais (UniMais), Inhumas, Goiás, Brasil, elisabeth@facmais.edu.br

Doutoranda do PPGE FE/UFG. Mestra em História pela Universidade Federal de Goiás (2005). Graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (2002), Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania pela Universidade Federal de Goiás (2012). Professora no Centro Universitário Mais - UNIMAIS. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos Cursos de Direito, Pedagogia, Ciências Contábeis, Administração, Enfermagem, Engenharia Civil e Psicologia na UNIMAIS. Membro do Conselho Editorial da Revista Científica FacMais. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas (DIDAKTIKÉ) da UFG. Atuou na Educação Básica de 1986- 2022.

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Publicado

2024-09-01

Cómo citar

OLIVEIRA, D. J. de; BORGES, E. M. de F. FINES EDUCATIVOS ESCOLARES EN BRASIL DURANTE LA DICTADURA CÍVIL-MILITAR . Revista Inter Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 604–620, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.79148. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79148. Acesso em: 26 sep. 2024.