PROJOVEM URBANO: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PARA REDUÇÃO DA POBREZA NOS GOVERNOS LULA DA SILVA E DILMA ROUSSEF?
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v44i2.55689Resumo
O artigo visa analisar o alinhamento das ações comunitárias estimuladas no ProJovem Urbano (PJU), ao papel atribuído à educação no novo milênio, o de produzir capital social como estratégia para redução da pobreza e das desigualdades sociais. A pesquisa documental-empírica foi desenvolvida no município de Mesquita/RJ e fundamentada no pensamento histórico-crítico. Com base na análise dos relatórios das agências multilaterais, observação das aulas e entrevistas realizadas com professores, conclui-se que o PJU se configura como estratégia de governabilidade, a serviço da “administração” da pobreza. Sem muito explorar politicamente as ações comunitárias, os professores acabam por fortalecer a “união dos esforços” para que os problemas sociais se mantenham no patamar sustentável e não atrapalhem os interesses do grande capital.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.