PROJOVEM URBANO: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PARA REDUÇÃO DA POBREZA NOS GOVERNOS LULA DA SILVA E DILMA ROUSSEF?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i2.55689

Abstract

O artigo visa analisar o alinhamento das ações comunitárias estimuladas no ProJovem Urbano (PJU), ao papel atribuído à educação no novo milênio, o de produzir capital social como estratégia para redução da pobreza e das desigualdades sociais. A pesquisa documental-empírica foi desenvolvida no município de Mesquita/RJ e fundamentada no pensamento histórico-crítico. Com base na análise dos relatórios das agências multilaterais, observação das aulas e entrevistas realizadas com professores, conclui-se que o PJU se configura como estratégia de governabilidade, a serviço da “administração” da pobreza. Sem muito explorar politicamente as ações comunitárias, os professores acabam por fortalecer a “união dos esforços” para que os problemas sociais se mantenham no patamar sustentável e não atrapalhem os interesses do grande capital.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

CARLOS SOARES BARBOSA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)

Doutor em Politicas Públicas e Formação Humana (UERJ). Pofessor Adujunto da Faculdade de Educação/UERJ-Campus Maracanã, Departamento de Educação Inclusiva e Continuada. Pesquisador das áreas de Trabalho e Educação e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Published

2019-08-13

How to Cite

BARBOSA, C. S. PROJOVEM URBANO: ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PARA REDUÇÃO DA POBREZA NOS GOVERNOS LULA DA SILVA E DILMA ROUSSEF?. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 2, p. 499–514, 2019. DOI: 10.5216/ia.v44i2.55689. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55689. Acesso em: 17 jul. 2024.