DESIGUALDADE SOCIAL E O DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL: REFLEXÕES A PARTIR DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Marcilene Pelegrine Gomes UFG
  • Aldimar Jacinto Duarte PUC Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.55708

Palavras-chave:

Desigualdade social. Direito à educação. Reforma do Ensino Médio

Resumo

Este estudo tem por centralidade analisar as implicações políticas e pedagógicas da Reforma do Ensino Médio no Brasil, instituída pela Lei n. 13.415 de fevereiro de 2017, e a garantia do direito à educação, considerando as interfaces entre a desigualdade social e a desigualdade educacional. Para tanto, buscou-se apreender, no campo das teorias sociais, as discussões em torno do conceito de justiça social, cidadania e direito à educação, tomando como referência os estudos de Anderson (2002), Bourdieu (2001), Ciavatta (2005), Dubet (2008), Fernandes (1960), Frigotto (2005, 2017) Marshal (1988), Marx (2010), Oliveira (2003) Rawls (2000).

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Biografia do Autor

Marcilene Pelegrine Gomes, UFG

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás. Áreas de pesquisa: Políticas Educacionais para Educação Básica; Currículo e Avaliação; Educação para Relações Étnico-Raciais

Aldimar Jacinto Duarte, PUC Goiás

Doutor em Educação. Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás. Área de pesquisa: Juventude, Estado e Cultura, Movimentos Sociais.

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Publicado

2019-05-09

Como Citar

GOMES, M. P.; DUARTE, A. J. DESIGUALDADE SOCIAL E O DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL: REFLEXÕES A PARTIR DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 1, p. 16–31, 2019. DOI: 10.5216/ia.v44i1.55708. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55708. Acesso em: 7 nov. 2024.