DESIGUALDADE SOCIAL E O DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL: REFLEXÕES A PARTIR DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Auteurs-es

  • Marcilene Pelegrine Gomes UFG
  • Aldimar Jacinto Duarte PUC Goiás

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.55708

Mots-clés :

Desigualdade social. Direito à educação. Reforma do Ensino Médio

Résumé

Este estudo tem por centralidade analisar as implicações políticas e pedagógicas da Reforma do Ensino Médio no Brasil, instituída pela Lei n. 13.415 de fevereiro de 2017, e a garantia do direito à educação, considerando as interfaces entre a desigualdade social e a desigualdade educacional. Para tanto, buscou-se apreender, no campo das teorias sociais, as discussões em torno do conceito de justiça social, cidadania e direito à educação, tomando como referência os estudos de Anderson (2002), Bourdieu (2001), Ciavatta (2005), Dubet (2008), Fernandes (1960), Frigotto (2005, 2017) Marshal (1988), Marx (2010), Oliveira (2003) Rawls (2000).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Marcilene Pelegrine Gomes, UFG

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás. Áreas de pesquisa: Políticas Educacionais para Educação Básica; Currículo e Avaliação; Educação para Relações Étnico-Raciais

Aldimar Jacinto Duarte, PUC Goiás

Doutor em Educação. Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás. Área de pesquisa: Juventude, Estado e Cultura, Movimentos Sociais.

Téléchargements

Publié-e

2019-05-09

Comment citer

GOMES, M. P.; DUARTE, A. J. DESIGUALDADE SOCIAL E O DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL: REFLEXÕES A PARTIR DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 1, p. 16–31, 2019. DOI: 10.5216/ia.v44i1.55708. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55708. Acesso em: 22 nov. 2024.