O IMPACTO DO PENSAMENTO NEOLIBERAL SOBRE A “NOVA” REFORMA DO ENSINO MÉDIO- LEI N.º 13.415/2017: A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM RISCO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v45i1.61088Resumo
Este artigo discute a questão da Reforma do Ensino Médio sob a influência do pensamento neoliberal na educação, colocando em evidência os seus dilemas e impasses. Objetiva-se, assim, analisar as relações entre o neoliberalismo e as políticas públicas na área de educação após promulgação da “nova[1]” reforma do ensino médio por meio da Lei n.º 13.415, sancionada em 16 de fevereiro de 2017. Considerando esse contexto, as reflexões apresentadas buscam problematizar a hierarquização e flexibilização curricular, a ênfase no ensino de competências e seu caráter mercadológico. Em contraposição, ressalta-se o papel social dos Institutos Federais de Educação em prol da defesa de um ensino médio que proporcione uma formação integrada, politécnica e que toma o trabalho como um princípio educativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.