EL EL IMPACTO DEL PENSAMIENTO NEOLIBERAL EN LA "NUEVA" REFORMA DE LA ESCUELA SECUNDARIA - LEY N ° 13.415 / 2017:
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v45i1.61088Resumen
Este artículo aborda el tema de la reforma de la escuela secundaria bajo la influencia del pensamiento neoliberal en la educación, destacando sus dilemas e impases. Por lo tanto, el objetivo es analizar la relación entre el neoliberalismo y las políticas públicas en el área de la educación después de la promulgación de la "nueva" reforma de la escuela secundaria a través de la Ley N ° 13.415, sancionada el 16 de febrero de 2017. Considerando este contexto , las reflexiones presentadas buscan problematizar la jerarquización y la flexibilidad curricular, el énfasis en la enseñanza de competencias y su carácter de marketing. En contraste, se enfatiza el papel social de los Institutos Federales de Educación a favor de la defensa de una escuela secundaria que proporcione una formación politécnica integrada y que tome el trabajo como un principio educativo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.