SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR JOVENS DO MUNICÍPIO DE BARREIRAS-BA À DITADURA MILITAR (1964-1985) E AOS DESAFIOS DA DEMOCRACIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.78557Palavras-chave:
Jovens, Ditadura militar, Memória, DemocraciaResumo
O estudo analisa como um grupo de jovens estudantes do ensino médio interpreta o período histórico que compreende a ditadura militar no Brasil (1964-1985) e como suas percepções se relacionam com os eventos ocorridos entre 2016 e janeiro de 2023, período em que a democracia brasileira esteve sob ameaça. Baseia-se em uma metodologia qualitativa, utilizando como ferramentas principais a análise de entrevistas, a história, a memória e as histórias de vida dos participantes. Os resultados da pesquisa revelam que, a despeito de estarem no ensino médio, apenas 54,55% dos estudantes apresentam uma percepção relativamente crítica da ditadura militar, embora muitos delas confusas e dispersas sobre o período. Conclui-se que a compreensão histórica é vital para fortalecer uma cultura política democrática e prevenir retrocessos autoritários.
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