SENTIDOS ATRIBUIDOS POR JÓVENES DEL MUNICIPIO DE BARREIRAS-BA A LA DICTADURA MILITAR (1964-1985) Y A LOS DESAFÍOS DE LA DEMOCRACIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.78557Palabras clave:
Jóvenes, Dictadura militar, Memoria, DemocraciaResumen
El estudio analiza cómo un grupo de jóvenes estudiantes de secundaria interpreta el período histórico que abarca la dictadura militar en Brasil (1964-1985) y cómo sus percepciones se relacionan con los eventos ocurridos entre 2016 y enero de 2023, un período en el que la democracia brasileña estuvo amenazada. Se basa en una metodología cualitativa, utilizando como herramientas principales el análisis de entrevistas, la historia, la memoria y las historias de vida de los participantes. Los resultados de la investigación revelan que, a pesar de estar en la escuela secundaria, solo el 54,55% de los estudiantes tienen una percepción relativamente crítica de la dictadura militar, aunque muchos de ellos están confusos y dispersos sobre el período. Concluye que la comprensión histórica es vital para fortalecer una cultura política democrática y prevenir retrocesos autoritarios.
Descargas
Citas
BETTAMIO, R. A Justiça de transição no Brasil e o papel da Comissão Nacional da Verdade. In: THIESEN, Icleia (Org.). Documentos sensíveis: informação, arquivo e verdade na Ditadura de 1964. Rio de Janeiro: Letras, 2014.
BRASIL. Comissão especial sobre mortos e desaparecidos políticos. Direito à memória e à verdade. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 12.528, de 18 de novembro de 2011. Cria a Comissão Nacional da Verdade no âmbito da Casa Civil da Presidência da República. Brasília, Diário Oficial da União, 2011.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 9.140, de 4 de dezembro de 1995. Brasília, Diário Oficial da União, 2011.
CAMPOS FILHO, R. P. Guerrilha do Araguaia: à esquerda em armas. São Paulo: Anita Garibaldi, 2012.
GASPARI, E. A ditadura envergonhada. 2ª ed. rev. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. Paris, França: Presses Universitairesde France, 2006.
LE GOFF, J. História e Memória. 5.ed. Trad. Bernardo Leitão. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1990.
NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. In: Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História do Departamento de História da PUC-SP. nº 10. São Paulo, 1993.
RICOEUR, Pl. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Dllane de Souza Dias Leal, Aldimar Jacinto Duarte
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.