HUMANIDADES DIGITAIS E SUAS MANIFESTAÇÕES DE MEMÓRIA: CONSTRUÇÕES DE SENTIDOS DO PASSADO DE CAMPOS DO GOYTACAZES EM COMUNIDADES DO FACEBOOK
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.77805Palavras-chave:
Mídias Sociais., Cultura Digital, HistóriaResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o decurso da apropriação do Facebook como novo lugar de memória da cidade de Campos dos Goytacazes, bem como entender de que maneira a memória reproduzida na plataforma digital em questão diz respeito a construída pelas elites locais. Portanto, recorreremos à contribuições acerca dos espaços virtuais como novos espaços de interação social, além de propor a análise de postagens presentes no grupo Relembrando Campos a fim de estudar de que forma à memória campista vem sendo construída, reproduzida e configurando a rede social enquanto lugar de memória e, portanto, lugar de rememoração e manutenção de vestígios do passado.
PALAVRAS-CHAVE: Mídias Sociais; Cultura Digital; História.
Downloads
Referências
BAUMAN, Z. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. L&PM Editores, 2018.
CASADEI, E. B. Os Novos Lugares de Memória na Internet: As Práticas Representacionais do Passado em um Ambiente On-line. 2009. USP. In: http://www.bocc.ubi.pt/
CASTELLS, M. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
COLEHO, G. L. S. et. al. Entre o esperado e o real: tecnologias digitais, ensino e manuais didáticos de História. História Hoje. Volume 11, n. 23, Julho-Dezembro, p. 102-127. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/924/464 Acessado em: 18 jul. 2023
FAVA, R. Educação 3.0. São Paulo: Saraiva, 2014.
FERNBACK, J. “Beyond the diluted community concept: a symbolic interactionist perspective on online social relations”. New Media Society. Ano 9, número 49, 2007, p.49-69.
FURSTENAU, K. K. As mudanças sociais nos espaços urbanos com o uso da internet: a relação do uso dos espaços urbanos com o Facebook. Florianópolis, 2015.
GOMES, W. A democracia no mundo digital: história, problemas e temas. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018. e-PUB
JENKINS, H. Convergence Culture. Where Old and New Media Collide. New York: NYU Press. 351 páginas. 2006.
JENKINS, Henry. Cultura da conexão [livro eletrônico]: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2015. ePUB
JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2013. ePUB
KENSKI, V. M. Verbete Cultura Digital. In: MILL, Daniel (org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de educação a distância. Campinas: Editora Papirus, 2018.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2001.
LÉVY, P. Cibercultura. 3ª ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
LÉVY, P. O que é virtual?. 1ª Ed. São Paulo: Editora 34, 1997.
MARTINO, L. M. Estética da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2007.
MARTINO, L. M. Estética da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2007.
NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n.10, dez. 1993, p.7-28
WILLIAMS, R. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.