EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS ACESSÍVEIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE ASCURRA/SC SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO ITALIANA E O USO DA NARRATIVA TRANSMÍDIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.75783

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar a percepção dos professores da cidade de Ascurra/SC sobre o uso de livro didático da história local, das tecnologias, da narrativa transmídia e suas aplicabilidades no ensino da história da colonização italiana no município. Por meio de uma pesquisa-ação foi realizada uma formação educacional acerca das tecnologias e o uso de um livro didático para 29 professores, os quais, responderam um formulário com três dimensões: “perfil do educador”, “percepção sobre o livro didático” e “percepções tecnológicas e transmídia”. Entre os principais resultados foi possível constatar que os professores sentem a necessidade de utilizar melhor a tecnologia na educação e têm interesse em aprofundar os conhecimentos no que dizem respeito a história local e o uso de tecnologias acessíveis.

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Tecnologias; História; Professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael José Bona, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil, bona.professor@gmail.com

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Furb) e dos cursos de graduação da Furb e da Univali (Universidade do Vale do Itajaí). Possui doutorado em Comunicação e Linguagens (UTP) e mestrado em Educação (Furb).

Fabricia Durieux Zucco, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil, fabriciazucco@hotmail.com

Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (Furb) e do Programa de Pós-Graduação em Turismo (Univali). Possui doutorado em Administração (Uninove) e mestrado em Administração (Furb).

Bruna Jose Fontoura, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), Blumenau, Santa Catarina, Brasil, brunaj@hotmail.com.br

Docente do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Possui mestrado em Educação (Furb) e em Ciências da Comunicação (UFP/Portugal).

Cynthia Morgana Boos de Quadros, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil, cynthiadequadros@gmail.com

Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Possui doutorado em Desenvolvimento Regional (Furb) e mestrado em Ciências da Linguagem (Unisul).

Referências

ALVES, D. C. L. A. O uso de tecnologias na sala de aula: percepção dos professores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS, 4., 2018, São Carlos. Anais [...] São Carlos, CIET-EnPED, p. 1-7, 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/246. Acesso em: 30 out. 2023.

ALVES, E. F. P. Tecnologia na educação: reflexão para uma prática docente. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 4227-4238, jan. 2022. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42795. Acesso em: 30 out. 2023.

ANDRÉ, A. P. Pressupostos de uma pedagogia emancipatória frente ao viés mercadológico da tecnologia. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 1, p. 30-44, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/74684. Acesso em: 30 out. 2023.

BARROS, C. H. F. Ensino de história, memória e história local. Criar Educação – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesc, Criciúma,SC, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2013. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1247. Acesso em: 30 out. 2023.

BNCC – Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 30 out. 2023.

CASTELLS, N. M.; ILLERA, J. L. R. La narrativa transmedia: La carta ancestral en educación secundaria. Razón y Palabra, Quito (Equador), v. 21, p. 221-233, jul./sep. 2017. Disponível em: https://www.revistarazonypalabra.org/index.php/ryp/article/view/1054. Acesso em: 30 out. 2023.

CAVALCANTI, E. História e história local: desafios, limites e possibilidades. Revista História Hoje, São Paulo, v. 7, n. 13, p. 272-292, 2018. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/393. Acesso em: 30 out. 2023.

CLARKE, W. G.; LEE, J. K. The promise of digital history in the teaching of local history. The Clearing House: A Journal of Educational Strategies, Issues and Ideas, London (England), v. 78, n. 2, p. 84-87, 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/240539124_The_Promise_of_Digital_History_in_the_Teaching_of_Local_History. Acesso em: 30 out. 2023.

DALMOLIN, G. História de Ascurra para a sala de aula. Livro didático. Prefeitura Municipal de Ascurra, 2022. [no prelo].

DUDACEK, O. Transmedia Storytelling in Education. 7th World Conference on Educational Sciences, (WCES-2015). Atenas: Elsevier, p. 694-696, 2015.

EMANUEL, B. Notas para uma educação transmídia. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 49-69, 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/64249. Acesso em: 1 nov. 2023.

FREDELLA, C., ZECCA, L. Local history and identity building: a case study in the field of active citizenship education. Revista internacional de investigación e innovación educativa, Sevilha (Espanha), n. 100, p. 88-102, 2020. Disponível em: https://idus.us.es/handle//11441/100440. Acesso em: 31 out. 2023.

GALVÃO FILHO, T.; MIRANDA, T. G. Tecnologia Assistiva e paradigmas educacionais: percepção e prática dos professores. Anais [...] 34a Reunião Anual da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Natal: ANPEd, 2011.

GOMERO, G.; IBÁÑEZ, D. B.; RUIZ, J. H. Transmedia in Higher Education. A qualitative research. RLCS, Revista Latina de Comunicación Social, Madrid (Espanha), n. 81, p. 154-170, 2023. Disponível em: https://nuevaepoca.revistalatinacs.org/index.php/revista/article/view/1838/4093. Acesso em: 31 out. 2023.

GOSCIOLA, V. A máquina de narrativa transmídia: transmidiação e literatura fantástica. Comunicación - Revista Internacional de Comunicación Audiovisual, Publicidad y Estudios Culturales, Sevilha (Espanha), n. 10, v. 1, p. 131-139, 2012. Disponível em: https://silo.tips/download/a-maquina-de-narrativa-transmidia-transmidiaao-e-literatura-fantastica. Acesso em: 1 nov. 2023.

HALES, A. The local in history: personal and community history and its impact on identity. Education 3-13, London (England), v. 46, n. 6, p. 671-684, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325762201_The_local_in_history_personal_and_community_history_and_its_impact_on_identity. Acesso em: 31 out. 2023.

IBGE. Dados do município de Ascurra/SC. 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/ascurra/panorama. Acesso: 4 mar. 2023.

JENKINS, H. Cultura da convergência. 3ª ed. São Paulo: Aleph, 2022.

LIMA, J. Prefeito de Ascurra sanciona Lei que institui o ensino da língua italiana em Ascurra. [4 nov. 2022]. Disponível em: https://valedoitajainoticias.com.br/prefeito-de-ascurra-sanciona-lei-que-institui-o-ensino-da-lingua-italiana-em-ascurra/. Acesso em: 12 nov. 2022.

MARQUES, J. P. Educação patrimonial e ensino da história local na educação básica. Ensino em perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6208. Acesso em: 31 out. 2023.

MARTINS, S. P.; SANTOS, M. J.; GUIMARÃES, A. V.; MELLO, R. M. A. V. O lugar das tecnologias na educação básica: um estado do conhecimento dos anais do Educere (2008-2019). Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 43, p. 562–578, 2023. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1762. Acesso em: 31 out. 2023.

MELO, P. C. C.; ARAÚJO, F. M. L.; SOUSA, J. S. Temática indígena no livro de história a partir da vigência da BNCC. Dialogia, São Paulo, n. 40, p. 1-18, jan./abr. 2022. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/download/19986/9441/93651 Acesso em: 31 out. 2023.

ROCHA, H. Desafios presentes nos livros didáticos de história: narrar o que ainda está acontecendo. Revista História Hoje, São Paulo, v. 7, n. 14, p. 86-106, 2018. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/466. Acesso: 31 out. 2023.

SCOLARI, C. A. Narrativas transmedia: cuando todos los medios cuentan. 2a ed. Barcelona: Centro Libros PAPF, 2013.

STEFANIAK, A.; BILEWICZ, M.; LEWICKA, M. The merits of teaching local history: Increased place attachment enhances civic engagement and social trust. Journal of environmental psychology, Nanaimo (Canadá), v. 51, p. 217-225, 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0272494417300488. Acesso em: 31 out. 2023.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2022.

VIEIRA, R. S. O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 10, p. 65-70, 2011. Disponível em: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/233. Acesso em: 31 out. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

BONA, R. J.; ZUCCO, F. D.; FONTOURA, B. J.; QUADROS, C. M. B. de. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS ACESSÍVEIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE ASCURRA/SC SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO ITALIANA E O USO DA NARRATIVA TRANSMÍDIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 694–709, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i3.75783. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/75783. Acesso em: 27 abr. 2024.