EDUCACIÓN Y TECNOLOGÍAS ACCESIBLES: PERCEPCIONES DE PROFESORES DE LA CIUDAD DE ASCURRA (BRASIL) SOBRE LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA DE LA COLONIZACIÓN ITALIANA Y EL USO DE NARRATIVA TRANSMEDIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.75783Resumen
El artículo tiene como objetivo analizar la percepción de los profesores de la ciudad de Ascurra/SC sobre el uso de libros de texto sobre historia local, tecnologías, narrativas transmedia y su aplicabilidad en la enseñanza de la historia de la colonización italiana en el municipio. A través de una investigación-acción, se realizó una formación educativa sobre tecnologías y uso de libro de texto a 29 docentes, quienes respondieron un formulario con tres dimensiones: “perfil del educador”, “percepción sobre el libro de texto” y “percepciones tecnológicas y transmedia”. Entre los principales resultados, fue posible verificar que los docentes sienten la necesidad de utilizar mejor la tecnología en la educación y están interesados en profundizar sus conocimientos sobre la historia local y el uso de tecnologías accesibles.
PALABRAS CLAVE: Educación; Tecnologías; Historia; Docentes.
Descargas
Citas
ALVES, D. C. L. A. O uso de tecnologias na sala de aula: percepção dos professores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS, 4., 2018, São Carlos. Anais [...] São Carlos, CIET-EnPED, p. 1-7, 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/246. Acesso em: 30 out. 2023.
ALVES, E. F. P. Tecnologia na educação: reflexão para uma prática docente. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 4227-4238, jan. 2022. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42795. Acesso em: 30 out. 2023.
ANDRÉ, A. P. Pressupostos de uma pedagogia emancipatória frente ao viés mercadológico da tecnologia. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 1, p. 30-44, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/74684. Acesso em: 30 out. 2023.
BARROS, C. H. F. Ensino de história, memória e história local. Criar Educação – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesc, Criciúma,SC, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2013. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1247. Acesso em: 30 out. 2023.
BNCC – Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 30 out. 2023.
CASTELLS, N. M.; ILLERA, J. L. R. La narrativa transmedia: La carta ancestral en educación secundaria. Razón y Palabra, Quito (Equador), v. 21, p. 221-233, jul./sep. 2017. Disponível em: https://www.revistarazonypalabra.org/index.php/ryp/article/view/1054. Acesso em: 30 out. 2023.
CAVALCANTI, E. História e história local: desafios, limites e possibilidades. Revista História Hoje, São Paulo, v. 7, n. 13, p. 272-292, 2018. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/393. Acesso em: 30 out. 2023.
CLARKE, W. G.; LEE, J. K. The promise of digital history in the teaching of local history. The Clearing House: A Journal of Educational Strategies, Issues and Ideas, London (England), v. 78, n. 2, p. 84-87, 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/240539124_The_Promise_of_Digital_History_in_the_Teaching_of_Local_History. Acesso em: 30 out. 2023.
DALMOLIN, G. História de Ascurra para a sala de aula. Livro didático. Prefeitura Municipal de Ascurra, 2022. [no prelo].
DUDACEK, O. Transmedia Storytelling in Education. 7th World Conference on Educational Sciences, (WCES-2015). Atenas: Elsevier, p. 694-696, 2015.
EMANUEL, B. Notas para uma educação transmídia. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 49-69, 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/64249. Acesso em: 1 nov. 2023.
FREDELLA, C., ZECCA, L. Local history and identity building: a case study in the field of active citizenship education. Revista internacional de investigación e innovación educativa, Sevilha (Espanha), n. 100, p. 88-102, 2020. Disponível em: https://idus.us.es/handle//11441/100440. Acesso em: 31 out. 2023.
GALVÃO FILHO, T.; MIRANDA, T. G. Tecnologia Assistiva e paradigmas educacionais: percepção e prática dos professores. Anais [...] 34a Reunião Anual da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Natal: ANPEd, 2011.
GOMERO, G.; IBÁÑEZ, D. B.; RUIZ, J. H. Transmedia in Higher Education. A qualitative research. RLCS, Revista Latina de Comunicación Social, Madrid (Espanha), n. 81, p. 154-170, 2023. Disponível em: https://nuevaepoca.revistalatinacs.org/index.php/revista/article/view/1838/4093. Acesso em: 31 out. 2023.
GOSCIOLA, V. A máquina de narrativa transmídia: transmidiação e literatura fantástica. Comunicación - Revista Internacional de Comunicación Audiovisual, Publicidad y Estudios Culturales, Sevilha (Espanha), n. 10, v. 1, p. 131-139, 2012. Disponível em: https://silo.tips/download/a-maquina-de-narrativa-transmidia-transmidiaao-e-literatura-fantastica. Acesso em: 1 nov. 2023.
HALES, A. The local in history: personal and community history and its impact on identity. Education 3-13, London (England), v. 46, n. 6, p. 671-684, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325762201_The_local_in_history_personal_and_community_history_and_its_impact_on_identity. Acesso em: 31 out. 2023.
IBGE. Dados do município de Ascurra/SC. 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/ascurra/panorama. Acesso: 4 mar. 2023.
JENKINS, H. Cultura da convergência. 3ª ed. São Paulo: Aleph, 2022.
LIMA, J. Prefeito de Ascurra sanciona Lei que institui o ensino da língua italiana em Ascurra. [4 nov. 2022]. Disponível em: https://valedoitajainoticias.com.br/prefeito-de-ascurra-sanciona-lei-que-institui-o-ensino-da-lingua-italiana-em-ascurra/. Acesso em: 12 nov. 2022.
MARQUES, J. P. Educação patrimonial e ensino da história local na educação básica. Ensino em perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6208. Acesso em: 31 out. 2023.
MARTINS, S. P.; SANTOS, M. J.; GUIMARÃES, A. V.; MELLO, R. M. A. V. O lugar das tecnologias na educação básica: um estado do conhecimento dos anais do Educere (2008-2019). Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 15, n. 43, p. 562–578, 2023. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1762. Acesso em: 31 out. 2023.
MELO, P. C. C.; ARAÚJO, F. M. L.; SOUSA, J. S. Temática indígena no livro de história a partir da vigência da BNCC. Dialogia, São Paulo, n. 40, p. 1-18, jan./abr. 2022. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/download/19986/9441/93651 Acesso em: 31 out. 2023.
ROCHA, H. Desafios presentes nos livros didáticos de história: narrar o que ainda está acontecendo. Revista História Hoje, São Paulo, v. 7, n. 14, p. 86-106, 2018. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/466. Acesso: 31 out. 2023.
SCOLARI, C. A. Narrativas transmedia: cuando todos los medios cuentan. 2a ed. Barcelona: Centro Libros PAPF, 2013.
STEFANIAK, A.; BILEWICZ, M.; LEWICKA, M. The merits of teaching local history: Increased place attachment enhances civic engagement and social trust. Journal of environmental psychology, Nanaimo (Canadá), v. 51, p. 217-225, 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0272494417300488. Acesso em: 31 out. 2023.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2022.
VIEIRA, R. S. O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 10, p. 65-70, 2011. Disponível em: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/233. Acesso em: 31 out. 2023.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Rafael José Bona, Fabricia Durieux Zucco, Bruna Jose Fontoura, Cynthia Morgana Boos de Quadros

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



