HUMANIDADES DIGITALES Y SUS MANIFESTACIONES DE LA MEMORIA: CONSTRUCCIONES DE SIGNIFICADOS DEL PASADO DE CAMPOS DE GOYTACAZES EN LAS COMUNIDADES DE FACEBOOK
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.77805Palabras clave:
Mídias Sociais., Cultura Digital, HistóriaResumen
Este artículo tiene como objetivo analizar el curso de la apropiación de Facebook como un nuevo lugar de memoria de la ciudad de Campos dos Goytacazes, así como entender cómo la memoria reproducida en la plataforma digital en cuestión se refiere a la construida por las élites locales. Para ello, recurriremos a las aportaciones sobre los espacios virtuales como nuevos espacios de interacción social, además de proponer el análisis de los posts presentes en el grupo Relembrando Campos para estudiar cómo se ha construido, reproducido y configurado la memoria de Campos en la red social como lugar de memoria y, por tanto, lugar de recuerdo y mantenimiento de las huellas del pasado.
PALABRAS CLAVE: Redes Sociales; Cultura Digital; Historia.
Descargas
Citas
BAUMAN, Z. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. L&PM Editores, 2018.
CASADEI, E. B. Os Novos Lugares de Memória na Internet: As Práticas Representacionais do Passado em um Ambiente On-line. 2009. USP. In: http://www.bocc.ubi.pt/
CASTELLS, M. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
COLEHO, G. L. S. et. al. Entre o esperado e o real: tecnologias digitais, ensino e manuais didáticos de História. História Hoje. Volume 11, n. 23, Julho-Dezembro, p. 102-127. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/924/464 Acessado em: 18 jul. 2023
FAVA, R. Educação 3.0. São Paulo: Saraiva, 2014.
FERNBACK, J. “Beyond the diluted community concept: a symbolic interactionist perspective on online social relations”. New Media Society. Ano 9, número 49, 2007, p.49-69.
FURSTENAU, K. K. As mudanças sociais nos espaços urbanos com o uso da internet: a relação do uso dos espaços urbanos com o Facebook. Florianópolis, 2015.
GOMES, W. A democracia no mundo digital: história, problemas e temas. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2018. e-PUB
JENKINS, H. Convergence Culture. Where Old and New Media Collide. New York: NYU Press. 351 páginas. 2006.
JENKINS, Henry. Cultura da conexão [livro eletrônico]: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2015. ePUB
JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2013. ePUB
KENSKI, V. M. Verbete Cultura Digital. In: MILL, Daniel (org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de educação a distância. Campinas: Editora Papirus, 2018.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2001.
LÉVY, P. Cibercultura. 3ª ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
LÉVY, P. O que é virtual?. 1ª Ed. São Paulo: Editora 34, 1997.
MARTINO, L. M. Estética da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2007.
MARTINO, L. M. Estética da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 2007.
NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n.10, dez. 1993, p.7-28
WILLIAMS, R. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.