EDUCAÇÃO DIGITAL E CIBERDEMOCRACIA: DESAFIOS NA ERA DA VIOLENTA CULTURA DO CANCELAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79027

Palavras-chave:

Violência Digital; Educação Digital; Ciberdemocracia; Cultura do Cancelamento.

Resumo

A violência sempre permeou as relações humanas, somente as formas de executá-la variaram ao longo do tempo. Atualmente, uma das maneiras como ela se apresenta são os cancelamentos digitais, que ocasionam repercussões psicossociais graves. A identificação dessas repercussões foi o objetivo deste artigo e a revisão de literatura foi o método utilizado. A análise dos resultados se deu por uma perspectiva psicossocial com viés interdisciplinar. A violência digital é uma das marcas das relações atuais e se apresenta como uma das principais repercussões dos cancelamentos. Ela se estende às relações de consumo, uma vez que valores morais foram cooptados como valores de mercado, infringindo direitos democráticos fundamentais. A atuação conjunta entre poder público, empresas de tecnologia e usuários é imprescindível para que a legislação, a estrutura da rede e a educação digital criem um ciberespaço realmente democrático, e não violento.

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Biografia do Autor

Samara Sousa Diniz Soares, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, samarasousadiniz@gmail.com

Doutoranda, Mestra e Graduada em Psicologia pela PUC Minas. Professora Universitária. Psicóloga e Supervisora Clínica. Desenvolve pesquisas sobre subjetividade, sociabilidade, grupos, tecnologias e cultura digital.

Lucas Lopes Campos Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, lucaslopescf2020@gmail.com

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Pesquisador no campo: intersecção entre as novas tecnologias da informação e a constituição subjetiva na contemporaneidade.

Mariana França Mendes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, marianafrancamendes@yahoo.com

Graduanda de Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

SOARES, S. S. D.; FERREIRA, L. L. C.; MENDES, M. F. EDUCAÇÃO DIGITAL E CIBERDEMOCRACIA: DESAFIOS NA ERA DA VIOLENTA CULTURA DO CANCELAMENTO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1326–1341, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.79027. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79027. Acesso em: 24 dez. 2024.