AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DA CIDADE DE JAGUARÃO: LIMITES E POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76619

Resumo

O artigo apresenta como problemática o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de História no contexto das redes públicas de ensino de Jaguarão/RS. O objetivo geral é compreender como as TDIC têm se inserido no contexto escolar, notadamente, na prática pedagógica dos professores de história, de forma a contribuir para o desenvolvimento da consciência histórica nos educandos. A metodologia foi realizada através de entrevistas com seis professores de História. A análise dos dados indica que os professores demonstram reconhecer o potencial que as TDIC podem proporcionar nos processos educativos, porém sua introdução nas aulas de História ainda é bem limitada por fatores que perpassam desde a falta de formação sobre o tema até a precariedade das condições estruturais do ambiente escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de História; Didática da História; Consciência Histórica; Formação de Professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Magalhães Viola, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil, arthur.viola999@gmail.com

Graduado em História pela Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão. Pesquisador na área de Ensino de História e Mídias Digitais.

Juliana Brandão Machado, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil, julianamachado@unipampa.edu.br

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da UNIPAMPA. Doutora em Educação (PPGEDU/UFRGS). Atua na área de Educação com ênfase na formação docente, principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, formação de professores, trabalho docente, docência e cibercultura.

Referências

ALONSO, Katia Morosov; ARAGÓN, Rosane; SILVA, Danilo Garcia da; CHARCZUK, Simone Bicca. Aprender e ensinar em tempos de Cultura Digital. EmRede – Revista de Educação a Distância, Campo Grande, v. 1, n. 1, p. 152-168, 2014. Disponível em:

https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/16/28. Acesso em: 28 out. 2023.

ANDRADE, Fabiano Viana. Ensino de História frente às tecnologias digitais: um olhar sobre a prática. Revista História Hoje, São Paulo, v. 7, n. 14, p. 172-195, 2018. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/363. Acesso em: 28 out. 2023.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandez. Ensinar História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.

MACHADO, Juliana Brandão; BRANDÃO, Graziele de Souza. Formação inicial docente: análise de projetos pedagógicos de curso e suas relações com as tecnologias digitais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/106011. Acesso em: 28 out. 2023.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

CERRI, Luís Fernando. Ensino de História e consciência histórica. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.

FERREIRA, Bruno. A competência narrativa na aula de História: um diálogo entre consciência histórica, história pública e a aprendizagem em suas múltiplas facetas. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História), Universidade Federal do Pampa. Jaguarão (RS), 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GEWEHR, Diogenes. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na escola e em ambientes não escolares. Dissertação (Mestrado), Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado (RS), 2016. Disponível em: https://www.univates.br/bdu/items/f1e09f29-5e04-47dc-b202-0940a80f726e. Acesso em: 28 out. 2023.

GIOVANNI, Adaiane; HAHN, Fábio André Hahn. Tecnologias educacionais no ensino de história: uma abordagem possível. Revista TEL, Irati (PR), v. 8, n. 2, p. 154-176, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tel/article/view/10901. Acesso em: 28 out. 2023

LEMOS, André. Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.

LEMOS, André. A tecnologia é um vírus: Pandemia e cultura digital. Porto Alegre: Sulina, 2021.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LIMA, Michelle Pureza de. Repensando o ensino de História: Concepções de professores sobre a didática da História. 2014. Monografia (Licenciatura em História), Universidade Federal do Pampa. Jaguarão (RS), 2018. Disponível em: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/historia/files/2014/05/LIMA_-Michelle-repensando-o-ensino-de-historia.pdf. Acesso em: 28 out. 2023.

MÉSZÁROS, István, A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

PRETTO, Nelson de Luca. O desafio de educar na era digital: educações. Revista Portuguesa de Educação, Braga (Portugal), v. 24, n. 1, p. 95-118, 2011. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3042. Acesso em: 28 out. 2023.

SANTOS, Edméa Oliveira dos; WEBER, Aline. Educação e cibercultura: aprendizagem

ubíqua no currículo da disciplina didática. Diálogo Educativo, Curitiba, v. 13, n. 38, p. 285-303, 2013. Disponível em: https://formacce.ufba.br/sites/formacce.ufba.br/files/edmea_santos.pdf. Acesso em: 28 out. 2023.

PHILLIPPS, Sandra. Contribuições da formação continuada de professores no uso de tecnologias inovadoras na avaliação da aprendizagem. Dissertação (Mestrado). Centro Universitário Internacional – Uninter, Curitiba (PR), 2019. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/handle/1/461. Acesso em: 28 out. 2023.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the horizon, Bradford, v. 9, n. 5, p. 2-6, out. 2001.

RÜSEN, Jörn. Jorn Rusen e o Ensino de História. Curitiba: UFPR, 2014.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.

SILVA, Danilo Alves da. Letramento histórico-digital: ensino de História e tecnologias digitais. 2019. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26909. Acesso em: 28 out. 2023.

SILVA, Neles Maia da (org.). Para além do riso: charges, consciência histórica e ensino de história. Ananindeua: Cabana, 2022.

SOUSA JÚNIOR, Alexandre. Educação 4.0 e educação Histórica: Mídias Digitais, ensino de História e metodologias ativas para o século XXI. Ensino de história, tecnologias e metodologias ativas: novas experiências e saberes escolares Editora do CCTA, 2022. Disponível em: https://www.ccta.ufpb.br/editoraccta/contents/titulos/historia/ensino-de-historia-tecnologias-e-metodologias-ativas-novas-experiencias-e-saberes-escolares/v-1_tecnologias-e-metodologias-ativas.pdf. Acesso em: 28 out. 2023.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

VIOLA, A. M.; MACHADO, J. B. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DA CIDADE DE JAGUARÃO: LIMITES E POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 727–742, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i3.76619. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76619. Acesso em: 22 dez. 2024.