AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DA CIDADE DE JAGUARÃO: LIMITES E POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76619Resumo
O artigo apresenta como problemática o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de História no contexto das redes públicas de ensino de Jaguarão/RS. O objetivo geral é compreender como as TDIC têm se inserido no contexto escolar, notadamente, na prática pedagógica dos professores de história, de forma a contribuir para o desenvolvimento da consciência histórica nos educandos. A metodologia foi realizada através de entrevistas com seis professores de História. A análise dos dados indica que os professores demonstram reconhecer o potencial que as TDIC podem proporcionar nos processos educativos, porém sua introdução nas aulas de História ainda é bem limitada por fatores que perpassam desde a falta de formação sobre o tema até a precariedade das condições estruturais do ambiente escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de História; Didática da História; Consciência Histórica; Formação de Professores.
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