AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DA CIDADE DE JAGUARÃO: LIMITES E POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA

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DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76619

Résumé

O artigo apresenta como problemática o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de História no contexto das redes públicas de ensino de Jaguarão/RS. O objetivo geral é compreender como as TDIC têm se inserido no contexto escolar, notadamente, na prática pedagógica dos professores de história, de forma a contribuir para o desenvolvimento da consciência histórica nos educandos. A metodologia foi realizada através de entrevistas com seis professores de História. A análise dos dados indica que os professores demonstram reconhecer o potencial que as TDIC podem proporcionar nos processos educativos, porém sua introdução nas aulas de História ainda é bem limitada por fatores que perpassam desde a falta de formação sobre o tema até a precariedade das condições estruturais do ambiente escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de História; Didática da História; Consciência Histórica; Formação de Professores.

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Arthur Magalhães Viola, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil, arthur.viola999@gmail.com

Graduado em História pela Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão. Pesquisador na área de Ensino de História e Mídias Digitais.

Juliana Brandão Machado, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil, julianamachado@unipampa.edu.br

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da UNIPAMPA. Doutora em Educação (PPGEDU/UFRGS). Atua na área de Educação com ênfase na formação docente, principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, formação de professores, trabalho docente, docência e cibercultura.

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Publié-e

2023-12-29

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VIOLA, A. M.; MACHADO, J. B. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DA CIDADE DE JAGUARÃO: LIMITES E POTENCIALIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 3, p. 727–742, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i3.76619. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76619. Acesso em: 22 déc. 2024.