JUVENTUDE E CULTURA DIGITAL: REFLEXÕES A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL MEME

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76606

Palavras-chave:

Juventude. Cultura Digital. Literacia Digital Crítica. Memes.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre juventudes e cultura digital. Optou-se por abordar o gênero textual meme e suas relações com as juventudes contemporâneas, especificamente com estudantes da primeira série do Novo Ensino Médio (NEM) no contexto do Componente Curricular Eletivo “Cultura Digital” de uma escola no Sul de Santa Catarina. Portanto, são apresentadas e analisadas práticas pedagógicas e suas possibilidades com o uso do gênero textual meme na perspectiva da Literacia Digital Crítica. Verificou-se que a prática possibilita a apropriação das capacidades de análise e interpretação dos memes, entendendo os memes como uma forma de comunicação muito disseminada na internet, principalmente entre os jovens, pois utiliza-se de imagens e frases curtas ou vídeos.

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Biografia do Autor

Michele Mezari Oliveira, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma, Santa Catarina, Brasil, michelemezzare@hotmail.com

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC e membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital (EducDigital)

Graziela Fatima Giacomazzo, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma, Santa Catarina, Brasil, gfg@unesc.net

Docente Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital (EducDigital).

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Publicado

2024-05-15

Como Citar

OLIVEIRA, M. M.; GIACOMAZZO, G. F. JUVENTUDE E CULTURA DIGITAL: REFLEXÕES A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL MEME. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 261–279, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i1.76606. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76606. Acesso em: 22 dez. 2024.