RESISTIR E (RE)EXISTIR: REFLEXÕES DE ALTERIDADE E INTERCULTURALIDADE CRÍTICA NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79028Palavras-chave:
Educação Intercultural; Educação Bilíngue de Surdos; Alteridade Cultural; Língua de Sinais.Resumo
O estudo surge da necessidade de discutir a diferença linguística dos surdos em uma lente de interculturalidade crítica. Tem como objetivo discutir como essa perspectiva intercultural pode contribuir para o contexto da educação de surdos. Metodologicamente a pesquisa é de natureza qualitativa, bibliográfica exploratória, que busca uma interlocução conceitual a respeito da língua de sinais como prática social e interculturalidade crítica. As considerações apontam que a educação dos surdos no contexto brasileiro, se situa no interculturalismo funcional em virtude da ausência de políticas linguísticas efetivas, realidade presente também em países latino-americanos. Porém, é possível resistir e re-existir à proporção que se evidencia a alteridade em um panorama de interculturalidade crítica ao ampliar e identificar as discussões das relações de poder que oprimem e culminam em dominações linguísticas.
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