RESISTIR E (RE)EXISTIR: REFLEXÕES DE ALTERIDADE E INTERCULTURALIDADE CRÍTICA NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.79028

Palavras-chave:

Educação Intercultural; Educação Bilíngue de Surdos; Alteridade Cultural; Língua de Sinais.

Resumo

O estudo surge da necessidade de discutir a diferença linguística dos surdos em uma lente de interculturalidade crítica. Tem como objetivo discutir como essa perspectiva intercultural pode contribuir para o contexto da educação de surdos. Metodologicamente a pesquisa é de natureza qualitativa, bibliográfica exploratória, que busca uma interlocução conceitual a respeito da língua de sinais como prática social e interculturalidade crítica. As considerações apontam que a educação dos surdos no contexto brasileiro, se situa no interculturalismo funcional em virtude da ausência de políticas linguísticas efetivas, realidade presente também em países latino-americanos. Porém, é possível resistir e re-existir à proporção que se evidencia a alteridade em um panorama de interculturalidade crítica ao ampliar e identificar as discussões das relações de poder que oprimem e culminam em dominações linguísticas.

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Biografia do Autor

Karoline Santos Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Anápolis, Goiás, Brasil, ksr.karol@gmail.com

Mestra pelo programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT - UEG). Graduação em Pedagogia e especialista em Ensino de Humanidades e Linguagens (IFB). Membro do Grupo de Pesquisa Letramentos, Cultura, Conectividade e Educação (LECCE/CNPq).

Olira Saraiva Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Anápolis, Goiás, Brasil, olira.rodrigues@ueg.br

Pós-doutora pelo Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto em Portugal (FLUP). Pós-doutora em Estudos Culturais pela Faculdade de Letras (UFRJ). Doutora em Arte e Cultura Visual (UFG). Mestra em Educação (PUC-Goiás) e graduada em Letras (UEG). Professora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPGIELT/UEG). Líder do Grupo de Pesquisa Letramentos, Cultura, Conectividade e Educação (LECCE/CNPq).

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Publicado

2024-09-01

Como Citar

RODRIGUES, K. S.; RODRIGUES, O. S. RESISTIR E (RE)EXISTIR: REFLEXÕES DE ALTERIDADE E INTERCULTURALIDADE CRÍTICA NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 886–899, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.79028. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79028. Acesso em: 19 nov. 2024.