EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E CONSERVADORISMO: UMA ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA DOS 60 ANOS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL, SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA CRÍTICA FRANKFURTIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78918

Palavras-chave:

Educação; Democracia; Conservadorismo; Teoria Crítica Frankfurtiana.

Resumo

Este artigo de cunho bibliográfico realiza uma análise crítico-reflexiva sobre os 60 anos do Golpe Militar no Brasil, buscando examinar as interseções entre educação, democracia e autoritarismo, por intermédio do método dialético da Teoria Crítica frankfurtiana, que lança um olhar crítico sobre as estruturas sociais e políticas, bem como em torno do conservadorismo. Nesse sentido, objetiva destacar as visões tradicionais e institucionais, procurando compreender como as políticas educacionais foram impactadas pelas narrativas conservadoras do Regime autoritário, evidenciando contradições latentes na sociedade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gessione Alves da Cunha, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Goiânia, Goiás, Brasil, g-dacunha@hotmail.com

Cursou Humanidades Clássicas em Salamanca, Espanha (2002-2004). Possui graduação em Bacharelado em Filosofia - UNIVERSITÀ EUROPEA DI ROMA (2008), Bacharelado em Teologia - Ateneo Pontificio Regina Apostolorum, Roma (2012). Pós-Graduado em Educação e família pela Universidad de los Andes, Chile (2015-2017). Bacharel em teologia pela Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília (2018). Pós-Graduado em docência universitária pela Faculdade Católica de Anápolis (2018). Licenciado em Filosofia pela Faculdade Católica de Anápolis (2021). Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro (2021). Mestre em educação pela PUC Goiás (2019-2021). Acadêmico de Ciências Sociais (IFG-Anápolis) e Letras Português. Doutorando em educação pela PUC-Goiás.

Estelamaris Brant Scarel, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Goiânia, Goiás, Brasil, estelamaris.brant@gmail.com

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (1980), mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2003) e doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2016). Pós-doutora na área de Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás no Programa de Pós-Graduação em Educação, e, também, no curso de Pedagogia da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás. Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Sociedade. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte - NEVIDA/FE/UFG.

Referências

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Trad.: Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1995a.

ADORNO, T. W. et al. Estudos sobre a personalidade autoritária. São Paulo: Editora Unesp, 2019.

ADORNO, T. W. Aspectos do novo radicalismo de direita. Trad. Felipe Catalani. São Paulo: Editora Unesp, 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1967. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao67.htm. Acesso em: 30 mar. 2024.

CHAUI, M. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Cortez, 1997.

CUNHA, L. A. Educação e desenvolvimento social no Brasil. 9. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986.

FERNANDES, F. Apontamentos sobre a “Teoria do Autoritarismo”. São Paulo: Expressão Popular, 2019.

GERMANO, J. W. Estado militar e educação no Brasil 1964-1985. 3 ed. São Paulo: Cortez E, 2000.

HORKHEIMER, M. Eclipse da razão. Trad. Sebastião Uchoa Leite. São Paulo:

NEUMANN, F. Estado democrático e Estado autoritário. Trad. Luiz Corção. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1969.

SAVIANI, D. O legado educacional do regime militar.

Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 76, p. 291-312, set./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Kj7QjG4BcwRBsLvF4Yh9mHw/# Acesso em: 14 mar. 2024.

WEBER, M. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Trad. Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. rev. téc. de Gabriel Cohn. 4. ed. Brasília: UnB, v. 1, 2012.

Downloads

Publicado

2024-09-01

Como Citar

CUNHA, G. A. da; SCAREL, E. B. EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E CONSERVADORISMO: UMA ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA DOS 60 ANOS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL, SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA CRÍTICA FRANKFURTIANA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 521–534, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.78918. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78918. Acesso em: 19 nov. 2024.