EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E CONSERVADORISMO: UMA ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA DOS 60 ANOS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL, SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA CRÍTICA FRANKFURTIANA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78918Palavras-chave:
Educação; Democracia; Conservadorismo; Teoria Crítica Frankfurtiana.Resumo
Este artigo de cunho bibliográfico realiza uma análise crítico-reflexiva sobre os 60 anos do Golpe Militar no Brasil, buscando examinar as interseções entre educação, democracia e autoritarismo, por intermédio do método dialético da Teoria Crítica frankfurtiana, que lança um olhar crítico sobre as estruturas sociais e políticas, bem como em torno do conservadorismo. Nesse sentido, objetiva destacar as visões tradicionais e institucionais, procurando compreender como as políticas educacionais foram impactadas pelas narrativas conservadoras do Regime autoritário, evidenciando contradições latentes na sociedade brasileira.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Trad.: Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1995a.
ADORNO, T. W. et al. Estudos sobre a personalidade autoritária. São Paulo: Editora Unesp, 2019.
ADORNO, T. W. Aspectos do novo radicalismo de direita. Trad. Felipe Catalani. São Paulo: Editora Unesp, 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1967. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao67.htm. Acesso em: 30 mar. 2024.
CHAUI, M. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Cortez, 1997.
CUNHA, L. A. Educação e desenvolvimento social no Brasil. 9. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986.
FERNANDES, F. Apontamentos sobre a “Teoria do Autoritarismo”. São Paulo: Expressão Popular, 2019.
GERMANO, J. W. Estado militar e educação no Brasil 1964-1985. 3 ed. São Paulo: Cortez E, 2000.
HORKHEIMER, M. Eclipse da razão. Trad. Sebastião Uchoa Leite. São Paulo:
NEUMANN, F. Estado democrático e Estado autoritário. Trad. Luiz Corção. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1969.
SAVIANI, D. O legado educacional do regime militar.
Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 76, p. 291-312, set./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Kj7QjG4BcwRBsLvF4Yh9mHw/# Acesso em: 14 mar. 2024.
WEBER, M. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Trad. Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. rev. téc. de Gabriel Cohn. 4. ed. Brasília: UnB, v. 1, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gessione Alves da Cunha, Estelamaris Brant Scarel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.