DISTINTAS REPRESENTAÇÕES HISTÓRICO-FILOSÓFICAS DO EVENTO DEMOCRACIA DOS TEMPOS REMOTOS À ACTUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i1.75735Resumo
Esta reflexão tem como fito apontar as linhas de força e as metamorfoses do evento democracia ao longo do tempo. Concomitantemente, a partir do cruzamento dos diversos posicionamentos de alguns pensadores filósofos devidamente selecionados e que podem ser tomados como os que, de forma inequívoca, ao se dedicarem ao estudo e análise da democracia demonstraram certa inovação relativamente ao seu significado e vivência, a reflexão, socorrendo-se aos mesmos, apresenta os pilares da democracia e adequada articulação das prerrogativas que ela foi suscitando nas diversas épocas históricas. Outrossim, implicitamente, a reflexão denota que não há e nunca houve consenso em torno do evento democracia, mas sim aproximações meritórias. Ela se constitui evento aberto ao debate porquanto com o passar do tempo e à medida que vai adoptando diversos aspectos, fruto das metamorfoses pelas quais vai passando, e com vista a sua (re)afirmação e consequente validação se apresenta como campo aberto para possíveis compreensões, isto é, abre espaço para democracias alternativas que devem ser entendidas como seu meio termo na actualidade. Ademais, o novo constructo democrático sem perder a essência da democracia deve ser à favor da adopção de diferentes formas de participação cidadã, liberdade no pensar, na decisão e no opinar, tolerância e busca de consensos, equidade, justiça social, partilha de toda a espécie de recursos e bens com vista a menos conflitos, menos violência, em suma menos guerras e mais harmonia e paz.
PALAVRAS-CHAVE: Democracia; Filosofia; História; Representações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.