DISTINTAS REPRESENTAÇÕES HISTÓRICO-FILOSÓFICAS DO EVENTO DEMOCRACIA DOS TEMPOS REMOTOS À ACTUALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i1.75735

Resumo

Esta reflexão tem como fito apontar as linhas de força e as metamorfoses do evento democracia ao longo do tempo. Concomitantemente, a partir do cruzamento dos diversos posicionamentos de alguns pensadores filósofos devidamente selecionados e que podem ser tomados como os que, de forma inequívoca, ao se dedicarem ao estudo e análise da democracia demonstraram certa inovação relativamente ao seu significado e vivência, a reflexão, socorrendo-se aos mesmos, apresenta os pilares da democracia e adequada articulação das prerrogativas que ela foi suscitando nas diversas épocas históricas. Outrossim, implicitamente, a reflexão denota que não há e nunca houve consenso em torno do evento democracia, mas sim aproximações meritórias. Ela se constitui evento aberto ao debate porquanto com o passar do tempo e à medida que vai adoptando diversos aspectos, fruto das metamorfoses pelas quais vai passando, e com vista a sua (re)afirmação e consequente validação se apresenta como campo aberto para possíveis compreensões, isto é, abre espaço para democracias alternativas que devem ser entendidas como seu meio termo na actualidade. Ademais, o novo constructo democrático sem perder a essência da democracia deve ser à favor da adopção de diferentes formas de participação cidadã, liberdade no pensar, na decisão e no opinar, tolerância e busca de consensos, equidade, justiça social, partilha de toda a espécie de recursos e bens com vista a menos conflitos, menos violência, em suma menos guerras e mais harmonia e paz.

 PALAVRAS-CHAVE: Democracia; Filosofia; História; Representações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Alfredo Mechiço, Universidade Pedagógica de Maputo (UPM), Maputo, República de Moçambique, professorarosamechico@gmail.com

É Bacharel em Ciências de Educação (UCM), graduada em Ciências Religiosas (ISMMA), graduada e Mestre em Ensino de Filosofia e Doutora em Filosofia (UPM). Na Universidade Pedagógica de Maputo leciona as disciplinas de Filosofia da Educação e didática de Filosofia I, II, III e IV.

António Xavier Tomo, Universidade Pedagógica de Maputo (UPM), Maputo, República de Moçambique, antonioxtomo@yahoo.com.br

É graduado e Mestre em Ensino de Filosofia e Doutor em Filosofia (UPM). Na Universidade Pedagógica de Maputo leciona as disciplinas de Filosofia da Educação e Direitos Humanos e cidadania.

Downloads

Publicado

2023-05-09

Como Citar

MECHIÇO, R. A.; TOMO, A. X. DISTINTAS REPRESENTAÇÕES HISTÓRICO-FILOSÓFICAS DO EVENTO DEMOCRACIA DOS TEMPOS REMOTOS À ACTUALIDADE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 1, p. 234–258, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i1.75735. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/75735. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos