A POLISSEMIA EDUCACIONAL NO CONTEXTO DE GOVERNOS AUTORITÁRIOS: A EDUCAÇÃO COMO TRANSMISSORA DE IDEOLOGIAS DITATORIAIS E COMO INSTRUMENTO PARA A DEMOCRACIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78328Palavras-chave:
Democracia; Regimes Autoritários; Educação; Hipermilitarização.Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar os significados da educação sob uma concepção que diz respeito ao seu significado ambíguo em sociedades diversas, adquirindo a conclusão de que sua instrumentalização pode, por um lado, auxiliar na concretização de regimes autoritários, e por outro, ser um forte armamento no combate a ameaças antidemocráticas. Dessa forma, o estudo construído tem como principais objetivos abordar a importância da educação nas estruturas sociais e na construção de seus cidadãos, além de analisar os padrões vinculados a governos ditatoriais sob uma perspectiva pedagógica. Os sinais e a forma como os Estados autoritários costumam efetuar esse controle educacional também foram analisados sob uma perspectiva crítica que se baseia em fatos históricos antecedentes, como a Ditadura Militar de 64. Sendo assim, foi utilizado o método qualitativo por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscando delinear a temática em diálogo com autores que abordaram temas referentes à democracia e o autoritarismo, além de um aprofundamento histórico buscando relacionar aspectos similares em períodos ditatoriais.
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