A POLISSEMIA EDUCACIONAL NO CONTEXTO DE GOVERNOS AUTORITÁRIOS: A EDUCAÇÃO COMO TRANSMISSORA DE IDEOLOGIAS DITATORIAIS E COMO INSTRUMENTO PARA A DEMOCRACIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78328

Palavras-chave:

Democracia; Regimes Autoritários; Educação; Hipermilitarização.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar os significados da educação sob uma concepção que diz respeito ao seu significado ambíguo em sociedades diversas, adquirindo a conclusão de que sua instrumentalização pode, por um lado, auxiliar na concretização de regimes autoritários, e por outro, ser um forte armamento no combate a ameaças antidemocráticas. Dessa forma, o estudo construído tem como principais objetivos abordar a importância da educação nas estruturas sociais e na construção de seus cidadãos, além de analisar os padrões vinculados a governos ditatoriais sob uma perspectiva pedagógica. Os sinais e a forma como os Estados autoritários costumam efetuar esse controle educacional também foram analisados sob uma perspectiva crítica que se baseia em fatos históricos antecedentes, como a Ditadura Militar de 64. Sendo assim, foi utilizado o método qualitativo por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscando delinear a temática em diálogo com autores que abordaram temas referentes à democracia e o autoritarismo, além de um aprofundamento histórico buscando relacionar aspectos similares em períodos ditatoriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Barros de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil, eduardabarros11x@gmail.com

Graduanda do curso de Direito pela Universidade Federal do Tocantins, do Campus de Palmas.

Núbia Silva dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil, santosnubia@uft.edu.br

Doutoranda em Estudos Literários no Programa de Pós-Graduação Letras e Linguística - UFG. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), Especialização em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e Mestrado em Teoria Literária, pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). É Professora do Curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Atuou como Diretora do Programa de Acessibilidade e Educação Inclusiva da Universidade Federal do Tocantins, como membro do Conselho Estadual em Defesa da Pessoa com deficiência do Estado do Tocantins - COEDE e como membro da Comissão de Ética Pública da Universidade Federal do Tocantins. Graduanda em Direito - Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Referências

ALVES, M. F.; SANTOS, C. A.; BORDIN, M. Militarização da educação e da escola no âmbito da hipermilitarização do Estado brasileiro. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 17, n. 37, p. 41-60, jan./abr. 2023.

ARENDT, H. O sistema totalitário. Tradução Roberto Raposo. Lisboa: Dom Quixote, 1978.

BENEVIDES, M. V. M. Educação para a democracia. Lua Nova: Revista de cultura e política, p. 223-237, 1996.

DEWEY, J. Democracia e Educação: Introdução à Filosofia da Educação. 4ª ed. São Paulo, Editora Nacional, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 10ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, P. Política e educação 10ª. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz &Terra, 2022.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’ Água, 1993.

GERMANO, J. W. Ordem e progresso: o discurso político sobre a educação no Brasil autoritário. Revista Educação em Questão, Natal, v. 32, n. 18, p. 79-112, maio/ago. 2008.

MONTESQUIEU, C. O espírito das leis, Livro IV. Ed. Garnier, 1748.

PEREIRA, W. P. Cinema e propaganda política no fascismo, nazismo, salazarismo e franquismo. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 38, p. 101-131, 2003. Editora UFPR.

SCHWARTZMAN, S.; BOMENY, H. M. B.; COSTA V. M. R. Tempos de Capanema. Rio de Janeiro: Paz e Terra/EDUSP, 1984.

SILVA, W. C. L.; CARVALHO, A. B. Contribuições do Materialismo Histórico para a Educação. In. Sociologia e Educação. Leituras e Interpretações. São Paulo: Avercamp, 2006.

TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. 5ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1994.

TILLY, C. Coerção, capital e estados europeus. São Paulo: EDUSP, 1996.

Downloads

Publicado

2024-09-01

Como Citar

OLIVEIRA, M. E. B. de; SANTOS, N. S. dos. A POLISSEMIA EDUCACIONAL NO CONTEXTO DE GOVERNOS AUTORITÁRIOS: A EDUCAÇÃO COMO TRANSMISSORA DE IDEOLOGIAS DITATORIAIS E COMO INSTRUMENTO PARA A DEMOCRACIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 621–633, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.78328. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78328. Acesso em: 18 set. 2024.