A POLISSEMIA EDUCACIONAL NO CONTEXTO DE GOVERNOS AUTORITÁRIOS: A EDUCAÇÃO COMO TRANSMISSORA DE IDEOLOGIAS DITATORIAIS E COMO INSTRUMENTO PARA A DEMOCRACIA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78328

Mots-clés :

Democracia; Regimes Autoritários; Educação; Hipermilitarização.

Résumé

O presente estudo teve como objetivo analisar os significados da educação sob uma concepção que diz respeito ao seu significado ambíguo em sociedades diversas, adquirindo a conclusão de que sua instrumentalização pode, por um lado, auxiliar na concretização de regimes autoritários, e por outro, ser um forte armamento no combate a ameaças antidemocráticas. Dessa forma, o estudo construído tem como principais objetivos abordar a importância da educação nas estruturas sociais e na construção de seus cidadãos, além de analisar os padrões vinculados a governos ditatoriais sob uma perspectiva pedagógica. Os sinais e a forma como os Estados autoritários costumam efetuar esse controle educacional também foram analisados sob uma perspectiva crítica que se baseia em fatos históricos antecedentes, como a Ditadura Militar de 64. Sendo assim, foi utilizado o método qualitativo por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscando delinear a temática em diálogo com autores que abordaram temas referentes à democracia e o autoritarismo, além de um aprofundamento histórico buscando relacionar aspectos similares em períodos ditatoriais.

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Bibliographies de l'auteur-e

Maria Eduarda Barros de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil, eduardabarros11x@gmail.com

Graduanda do curso de Direito pela Universidade Federal do Tocantins, do Campus de Palmas.

Núbia Silva dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil, santosnubia@uft.edu.br

Doutoranda em Estudos Literários no Programa de Pós-Graduação Letras e Linguística - UFG. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), Especialização em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e Mestrado em Teoria Literária, pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). É Professora do Curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Atuou como Diretora do Programa de Acessibilidade e Educação Inclusiva da Universidade Federal do Tocantins, como membro do Conselho Estadual em Defesa da Pessoa com deficiência do Estado do Tocantins - COEDE e como membro da Comissão de Ética Pública da Universidade Federal do Tocantins. Graduanda em Direito - Universidade Federal do Tocantins - UFT.

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Publié-e

2024-09-01

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OLIVEIRA, M. E. B. de; SANTOS, N. S. dos. A POLISSEMIA EDUCACIONAL NO CONTEXTO DE GOVERNOS AUTORITÁRIOS: A EDUCAÇÃO COMO TRANSMISSORA DE IDEOLOGIAS DITATORIAIS E COMO INSTRUMENTO PARA A DEMOCRACIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 621–633, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.78328. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78328. Acesso em: 26 sept. 2024.