A COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: O PASSADO-PRESENTE DA DITADURA MILITAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78910

Palavras-chave:

Comissão Nacional da Verdade; Livros Didáticos de História; Ensino de História.

Resumo

Este artigo faz uma análise do conteúdo de sete livros didáticos de História, do 9º ano do Ensino Fundamental, a respeito do tratamento dado à Comissão Nacional da Verdade (CNV). Nos 60 anos do golpe de 1964, buscamos compreender como os embates e disputas reais e simbólicas em torno da Comissão estão traduzidos didaticamente em manuais escolares. Entre os resultados da análise, constata-se a reprodução acrítica da “teoria dos dois demônios” em parte dos livros examinados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramon Lamoso de Gusmão, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, rgusmao07@hotmail.com

Mestre em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, mestrando em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), com bolsa Capes.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAUER, Caroline Silveira. A produção dos relatórios Nunca Mais na Argentina e no Brasil: aspectos das transições políticas e da constituição da memória sobre a repressão. Revista de História Comparada (UFRJ), v. 3, p. 4, 2008. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/RevistaHistoriaComparada/article/view/135. Acesso em: 4 mar. 2024.

BAUER, Caroline Silveira. O debate legislativo sobre a criação da Comissão Nacional da Verdade e as múltiplas articulações e dimensões de temporalidade da ditadura civil-militar brasileira. Anos 90, [S. l.], v. 22, n. 42, p. 115–152, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/view/53185. Acesso em: 2 fev. 2024.

BARROS-GOMES, Juliene da Silva; SILVA, Jacqueline de Oliveira. Textualização do discurso: o livro didático como hipertexto. Encontros de Vista, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 109–120, 2021. Disponível em: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4488. Acesso em: 18 fev. 2024.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3ª. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Reflexões sobre o ensino de história. Estudos Avançados, v. 32, p. 127-149, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152562. Acesso em: 30 mar. 2024. Acesso em: 30 mar. 2024.

BLOCH, Marc. Para uma história comparada das sociedades europeias. In: BLOCH, MARC. (Org.). História e historiadores. Lisboa: Teorema, 1998, p. 119-150.

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 9º ano. 5 ed. – São Paulo: FTD, 2022.

BRAICK, Patrícia Ramos; BARRETO, Anna. Estudar história: das origens do homem à era digital. 3. ed. – São Paulo: Moderna, 2018.

BRASIL. Comissão Nacional da Verdade (CNV). Relatório da Comissão Nacional da Verdade; v. 1. Brasília: CNV, 2014. 976 p. Disponível em: http://cnv.memoriasreveladas.gov.br/images/pdf/relatorio/volume_1_digital.pdf. Acesso em: 6 fev. 2024.

CAIMI, Flávia Eloisa. O livro didático de história e suas imperfeições: repercussões do PLND após 20 anos. In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luis; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (Org.). Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV, 2017.

CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. História e Análise de Textos. In: Ciro Flamarion Santana Cardoso; Ronaldo Vainfas (Org.). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997, p. 375-399.

CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.

CGI.Br – Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil [livro eletrônico]: TIC Kids Online Brasil 2021. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. 1. ed. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2022.

CHOPPIN, Alain. O historiador e o livro escolar. Revista História da Educação, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 5–24, 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30596. Acesso em: 15 dez. 2023.

CONSTATINO, Núncia Santoro de. Pesquisa histórica e análise de conteúdo: pertinência e possibilidades. Estudos Ibero-Americanos, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 183–194, 2002. DOI: 10.15448/1980-864X.2002.1.23794. Disponível

em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/article/view/23794. Acesso em: 26 jul. 2024.

DOLHNIKOFF, Miriam; CAMPOS, Flávio; CLARO, Regina. História. Escola e Democracia. 1 ed. – São Paulo: Moderna, 2018.

HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

MACHADO, Renato. Lula diz que golpe de 64 é história e que não quer remoer passado. Folha Online, 27 fev. 2024. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/02/lula-diz-que-golpe-de-64-e-historia-e-que-nao-quer-remoer-o-passado.shtml. Acesso em: 29 mar. 2024.

MAIA, Tatyana de Amaral. Negacionismo histórico e emergência da extrema direita: a crise do regime moderno de historicidade no Brasil (2019-2022). Varia Historia, v. 39, n. 81, p. 1-32, set. 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/vh/a/6vDzdFVMV3dGHktNVZMBFNp/?lang=pt#. Acesso em: 8 fev. 2024.

MINORELLI, Caroline; Charles Chiba. Convergências história: 9º ano. 2 ed. – São Paulo: Edições SM, 2018.

MONTEIRO, Silvana Drumond. A forma eletrônica do hipertexto. Ciência da Informação (Impresso), v. 29, p. 25-39, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/Rnjx5XrQgMPHggtypzDWXvm/#. Acesso em: 16 fev. 2024.

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Passados presentes: o golpe de 1964 e a ditadura militar. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

NAPOLITANO, Marcos. História do regime militar brasileiro. 1. ed. – São Paulo: Contexto, 2021.

NEMI, Ana; MOTOOKA, Débora Yumi; REIS, Anderson Roberti dos. Geração Alpha História 9. 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2019. v. 1.

OLIVEIRA, David Barbosa de; REIS, Ulisses Levy Silvério dos. A teoria dos dois demônios: resistências ao processo brasileiro de justiça de transição. Revista Direito e Práxis, v. 12, n. 1, p. 48–76, jan. 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/45326. Acesso em: 24 mar. 2024.

PEREIRA, Mateus Henrique de Faria. Nova direita? Guerras de memória em tempos de Comissão da Verdade (2012-2014). Varia Historia, v. 31, n. 57, p. 863–902, set. 2015. Disponível

em: https://www.scielo.br/j/vh/a/NcJrcx93VSTVnnQnHVGXLYf/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 2 fev. 2024.

PEDRETTI, Lucas. Apontamentos críticos às recomendações da CNV sobre a educação em direitos humanos. In: JO WESTHROP, Amy; GARRIDO, Ayra Guedes; PARREIRA, Carolina Genovez; SANTOS, Shana Marques Prado dos. (Org.). As Recomendações da Comissão Nacional da Verdade: Balanços sobre a sua implementação dois anos depois. 1ed. Rio de Janeiro: ISER, 2016, v. 1, p. 167-177. Disponível em: https://iser.org.br/noticia/livro-as-recomendacoes-da-comissao-nacional-da-verdade-balancos-sobre-a-sua-implementacao-dois-anos-depois-disponivel-em-pdf/. Acesso em: 3 fev. 2024.

PEDRETTI, Lucas. Silêncios que gritam: apontamentos sobre os limites da Comissão Nacional da Verdade a partir do seu acervo. Revista do Arquivo, v. 5, p. 62-76, 2017. Disponível em: https://revista.arquivoestado.sp.gov.br/ojs/revista_do_arquivo/article/view/169. Acesso em: 15 fev. 2024.

REIS, Daniel Aaarão. A ditadura faz cinquenta anos: história e cultura política nacional-estatista. In: REIS, Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo Patto Sá. (Org.). A ditadura que mudou o Brasil - 50 anos do golpe de 1964. 1ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2014, v. 1, p. 11-29.

RÜSEN, Jörn. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (org.). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.

SAMPAIO, Rafael Cardoso; LYCARIÃO, Diógenes. Análise de Conteúdo Categorial: manual de aplicação. Brasília: Enap, 2021. v. 1. 155 p.

SILVA, Thayse de Oliveira; SILVA, Lebiam Tamar Gomes. Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 34, n. 103, p. 87-97, 2017. Disponível em:

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862017000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 mar. 2024.

SKIDMORE, Thomas. Brasil: de Castelo e Tancredo, 1964-1985. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

VAINFAS et al. História.doc 9º ano. 3 ed. – São Paulo: Saraiva, 2019.

VICENTINO, Claúdio; VICENTINO, José Bruno. Teláris História 9º ano. 3 ed. – São Paulo: Ática, 2019.

VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2024-09-01

Como Citar

GUSMÃO, R. L. de. A COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: O PASSADO-PRESENTE DA DITADURA MILITAR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 709–730, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.78910. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78910. Acesso em: 19 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.