A COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: O PASSADO-PRESENTE DA DITADURA MILITAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49ied.especial.78910

Palavras-chave:

Comissão Nacional da Verdade; Livros Didáticos de História; Ensino de História.

Resumo

Este artigo faz uma análise do conteúdo de sete livros didáticos de História, do 9º ano do Ensino Fundamental, a respeito do tratamento dado à Comissão Nacional da Verdade (CNV). Nos 60 anos do golpe de 1964, buscamos compreender como os embates e disputas reais e simbólicas em torno da Comissão estão traduzidos didaticamente em manuais escolares. Entre os resultados da análise, constata-se a reprodução acrítica da “teoria dos dois demônios” em parte dos livros examinados.

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Biografia do Autor

Ramon Lamoso de Gusmão, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, rgusmao07@hotmail.com

Mestre em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, mestrando em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), com bolsa Capes.

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Publicado

2024-09-01

Como Citar

GUSMÃO, R. L. de. A COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: O PASSADO-PRESENTE DA DITADURA MILITAR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. ed.especial, p. 709–730, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49ied.especial.78910. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78910. Acesso em: 18 set. 2024.

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