ENSINO DE HISTÓRIA E RELAÇÕES RACIAIS NA BNCC: INTERCULTURALIDADE FUNCIONAL E SUBORDINAÇÃO À PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.67144

Resumo

Apresentamos neste artigo, a partir de estudo de viés qualitativo e documental, a análise de alguns significantes relacionados à educação para as relações raciais que, abordados como híbridos, destacaram-se no processo de formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao apontarem para ocultamentos associados a projetos a ela subjacentes. Concluímos ressaltando que a substituição dos chamados enfoques predominantes pelo rol de competências na versão voltada ao Ensino Médio configura-se como indício do processo de recontextualização, que afasta o ensino de História tanto de sua função formativa quanto pedagógica e educativa ao exacerbar o pragmatismo subjacente à Pedagogia das Competências, fundamento central da BNCC.

PALAVRAS-CHAVE: Políticas Curriculares. Ensino de História. BNCC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Lima dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, maria.lima-santos@ufms.br

Professora Associada da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHistória/UEMS).

Ana Rita Lara de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, anaritaoliveiraufms@gmail.com

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação (FAED) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Downloads

Publicado

2021-12-24

Como Citar

SANTOS, M. A. L. dos; OLIVEIRA, A. R. L. de . ENSINO DE HISTÓRIA E RELAÇÕES RACIAIS NA BNCC: INTERCULTURALIDADE FUNCIONAL E SUBORDINAÇÃO À PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 1378–1394, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i3.67144. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/67144. Acesso em: 22 nov. 2024.