ENSINO DE HISTÓRIA E RELAÇÕES RACIAIS NA BNCC: INTERCULTURALIDADE FUNCIONAL E SUBORDINAÇÃO À PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.67144Résumé
Apresentamos neste artigo, a partir de estudo de viés qualitativo e documental, a análise de alguns significantes relacionados à educação para as relações raciais que, abordados como híbridos, destacaram-se no processo de formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao apontarem para ocultamentos associados a projetos a ela subjacentes. Concluímos ressaltando que a substituição dos chamados enfoques predominantes pelo rol de competências na versão voltada ao Ensino Médio configura-se como indício do processo de recontextualização, que afasta o ensino de História tanto de sua função formativa quanto pedagógica e educativa ao exacerbar o pragmatismo subjacente à Pedagogia das Competências, fundamento central da BNCC.
PALAVRAS-CHAVE: Políticas Curriculares. Ensino de História. BNCC.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.