ENSINO DE HISTÓRIA E RELAÇÕES RACIAIS NA BNCC: INTERCULTURALIDADE FUNCIONAL E SUBORDINAÇÃO À PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.67144

Résumé

Apresentamos neste artigo, a partir de estudo de viés qualitativo e documental, a análise de alguns significantes relacionados à educação para as relações raciais que, abordados como híbridos, destacaram-se no processo de formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao apontarem para ocultamentos associados a projetos a ela subjacentes. Concluímos ressaltando que a substituição dos chamados enfoques predominantes pelo rol de competências na versão voltada ao Ensino Médio configura-se como indício do processo de recontextualização, que afasta o ensino de História tanto de sua função formativa quanto pedagógica e educativa ao exacerbar o pragmatismo subjacente à Pedagogia das Competências, fundamento central da BNCC.

PALAVRAS-CHAVE: Políticas Curriculares. Ensino de História. BNCC.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Aparecida Lima dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, maria.lima-santos@ufms.br

Professora Associada da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHistória/UEMS).

Ana Rita Lara de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, anaritaoliveiraufms@gmail.com

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação (FAED) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Téléchargements

Publié-e

2021-12-24

Comment citer

SANTOS, M. A. L. dos; OLIVEIRA, A. R. L. de . ENSINO DE HISTÓRIA E RELAÇÕES RACIAIS NA BNCC: INTERCULTURALIDADE FUNCIONAL E SUBORDINAÇÃO À PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 1378–1394, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i3.67144. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/67144. Acesso em: 23 nov. 2024.